Governo vai usar WhatsApp à partir de hoje no Auxílio Emergencial e FGTS

À partir desta quinta-feira, 23 de julho, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que parte dos brasileiros que estão enfrentando problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem poderão liberar o acesso enviando documentos através do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Desde a semana passada os beneficiários do Auxílio Emergencial e FGTS Emergencial vem relatando o recebimento de um aviso para comparecimento à agência da Caixa portando documento de identidade afim de comprovar que são os titulares das contas e assim fazer o desbloqueio dos serviços do aplicativo.

A instituição confirmou o bloqueio de “centenas de milhares” de contas, devido à identificação de possíveis fraudes.

É preciso deixar bem claro que, apenas quem teve o acesso bloqueado em razão de “inconsistências cadastrais” poderá usar o WhatsApp para o envio dos documentos. Já quem teve o acesso bloqueado devido à suspeita de fraude (cerca de 51% dos bloqueados), continuará tendo que comparecer a agência mais próxima com o documento de identificação.

Documentação enviada via WhatsApp

De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, cerca de 49% das pessoas que estão bloqueadas de acessar o Caixa Tem, apresentam “inconsistências cadastrais”, sem qualquer indício de fraude.

À partir de hoje (23), as pessoas que estão com este problema poderão utilizar-se do aplicativo Caixa Tem para solicitar o desbloqueio. O próprio aplicativo lhe trará todas as instruções sobre como enviar os documentos pelo WhatsApp.

Ainda de acordo com Pedro Guimarães, com o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer no máximo em 24 horas.

Golpes via WhatsApp

O presidente da Caixa, Predo Guimarães afirmou que as pessoas não devem acessar links diretamente pelo WhatsApp ou por redes sociais. Deve ser acessado única e exclusivamente o link repassado dentro do próprio aplicativo Caixa Tem, pois o mesmo é o único link confiável para envio de documentos particulares ao banco.

O presidente da Caixa informa que “Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão.” 

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

3 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago