Guerra na Ucrânia: Putin ordena cessar fogo de dois dias

Nesta quinta-feira (5), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou um cessar-fogo de dois dias na Ucrânia, que ocorrerá entre às 12h do dia 6 de janeiro e à meia-noite do dia 7.

Nesta data é comemorado o natal ortodoxo, muitos cristãos ortodoxos, em ambos os países cristãos ortodoxos comemoram a data. Em comunicado divulgado pelo Kremlin Putin disse pediu para que Kiev “respeite” o pelo grande número de “cidadãos da fé ortodoxa vivem nas áreas de combate”.

No dia 6 de janeiro, acontece a vigília de Natal para as Igrejas ortodoxas, para comemorar as manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado, que é celebrada por sua vez em 19 de janeiro pelas Igrejas ortodoxas.

O natal ortodoxo é comemorado no dia 7 de janeiro no calendário juliano, pois é correspondente a 25 de dezembro, pelo calendário gregoriano.

Leia Também: Zelensky discursa no Congresso dos EUA: “A Ucrânia está viva e forte”

Negativa Ucraniana

Mesmo após declaração de Putin, o cessar fogo foi negado pela Ucrânia, assessor do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, respondeu que só haverá trégua quando a Rússia retirar suas forças invasoras de territórios ocupados.

Ele também afirma que a Ucrânia não começou os ataques e que não atacaram ou matando civis, e que apenas enfrentou os Russos que estavam ocupando seu território.

Mikhailo Podolyak, o principal conselheiro da Presidência da Ucrânia, logo após o anúncio afirmou que o pedido de Putin nada mais é que uma “armadilha cínica”. Isso porque, neste momento a Rússia está em um momento frágil, no conflito.

Leia Também: Novo ataque Russo contra Ucrânia deixa dois mortos e cinco feridos

Contração econômica Ucraniana

Nesta quinta-feira, dados preliminares do Ministério da Economia, mostraram uma queda de 30,4% no Produto Interno Bruto de 2022 essa sem sombra de dúvidas é a maior contração econômica em mais de 30 anos.

O motivo para isso, é a guerra com a Rússia, porém Svyrydenko, vice-premiê, frisou que o “espírito indestrutível” de seu povo evitaram que o problema ficasse ainda maior.

Yulia Svyrydenko, ministra da economia, descreveu o momento como o maior desde que a Ucrânia conquistou a independência da União Soviética em 1991.

Nesta semana, o Ministério da Economia informou que as exportações caíram 35% em comparação a 2021. E os volumes físicos caíram 38,4% neste ano.

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago