Habilidades essenciais para um bom profissional especialista em DP

Um profissional especialista em DP necessita reunir várias habilidades, competências e capacitações.

Afinal, ninguém nasce sabendo todas as atividades que esse setor exerce.

Portanto, é necessário estar em constante aprendizado para ser um bom profissional.

É importante que um bom profissional dessa área domine todas as funções do setor.

Isso porque quanto mais se sabe, mais fácil e rápido fica para dominar os processos e ferramentas que são usados nesse departamento.

No post de hoje vamos falar o que faz um profissional especialista em DP.

Quer entender mais sobre essa profissão?

Então, continue acompanhando e tenha boa leitura!

Saiba 6 habilidades que o profissional especialista em DP precisa ter

Para te ajudar a entender melhor quais as funções desempenhadas pelo profissional especialista em DP exerce, listamos seis habilidades que ele precisa ter.

Confira:

Dominar as rotinas do setor

No dia a dia do setor de departamento pessoal existem várias funções que devem ser realizadas.

Portanto, é importante que o profissional especialista em DP entenda como eles funcionam para executar corretamente.

As principais são:

  • Garantir que todos na empresa sigam as leis trabalhistas;
  • Ficar atento às mudanças dessas leis;
  • Manter-se atualizado sobre as convenções coletivas;
  • Ter um bom relacionamento com os sindicatos;
  • Conduzir com profissionalismo os processos de admissão, demissão e folha de pagamento;
  • Fazer o controle de marcação de ponto;
  • Realizar o controle de férias dos colaboradores;
  • Representar a empresa nas ações judiciais.

Especialização na área

Existem empresas que precisam de profissional especialista em DP.

Ou seja, aquele que entende da área, sendo especialista nas atividades e entendendo muito bem como funciona todos os procedimentos. 

Portanto, é interessante que o bom profissional tenha uma especialização na área.

Até mesmo para questão de especialização.

Profissional especialista em DP precisa saber mensurar dados

Acompanhar de perto os dados dos colaboradores, saber mensurá-los corretamente é um diferencial e indispensável para esse setor.

No entanto, muitos acham que por ele ser um setor operacional que essas tarefas estão descartadas.

Mas é um grande engano.

O profissional de DP precisa saber apresentar um relatório corretamente com as métricas do setor.

Isso é essencial para manter a boa organização.

Ter um bom relacionamento com a contabilidade

Departamento pessoal e contabilidade são parceiros.

Portanto, o relacionamento deve ser o mais amigável possível para que ambos os setores se tornem eficientes e façam corretamente o seu trabalho.

O profissional especialista em DP necessita de informações da contabilidade como:

  • E descontos de todos os colaboradores;
  • Arquivo de ponto tratado;
  • Dados cadastrais e documentos de colaboradores desligados e admitidos recentemente;
  • Notificação dos profissionais que estão entrando em férias.

Capacidade estratégica

Um bom profissional de DP precisa ter um senso estratégico para organizar corretamente o setor.

Afinal, é preciso saber o que é urgente, prioridade e o que pode ser alterado a data de entrega.

É uma forma de gerar um clima positivo no setor e ter tudo sob controle.

Usar corretamente os sistemas da área

Por último, mas não menos importante, o profissional especialista em DP precisa ter um domínio das ferramentas do setor.

Afinal, vai precisar delas em sua rotina para executar suas tarefas.

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Gabriel Dau

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