Hackers adulteravam provas da OAB, esquema foi descoberto pela PF

Hackers conseguiram invadir os sistemas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e alterar resultados da prova da OAB em pelo menos duas ocasiões.

A invasão de uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do país foi revelada pela Polícia Federal, em uma operação realizada nesta terça-feira, 04, em São Paulo.

A PF identificou ao menos dois advogados que conseguiram a aprovação na segunda fase do exame da OAB após pagarem a hackers para invadir a FGV, que realiza o exame nacional.

Tanto OAB quanto FGV colaboraram com a investigação e não há informação sobre a participação de funcionários das instituições na fraude.

As notas da segunda fase da prova dos candidatos foram alteradas diretamente no sistema da fundação que realiza o concurso. A segunda fase é dissertativa, o que torna o critério de notas menos rígido. 

A prova da OAB é requisito para atuar como advogado profissional e notoriamente difícil de passar (a reprovação já na primeira fase costuma ficar em 80%), e por isso um bom mercado potencial para vendedores de atalhos. São 125 mil candidatos por ano em média. 

A operação, chamada de “Singular”, foi realizada nesta terça-feira após dois anos de investigações. Cinco pessoas foram presas e a investigação continua para verificar a possível participação do grupo na fraude de outros concursos públicos realizados pela FGV.

A quadrilha presa pela PF tinha uma atuação diversificada incluindo estelionato, furto, fraudes em concursos e similares, fraudes bancárias e também venda de cartões de crédito clonados.

Dos mandados de prisão, dois foram cumpridos em São Paulo (um na capital e outro em Santos); dois no Rio Grande do Sul (em Santa Maria e Tapes) e outro no Ceará (Fortaleza). Os agentes também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão.

Via Juristas.com.br

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago