Connect with us

Chamadas

Hackers invadem dados do SBT

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

Os dados dos funcionários do SBT foram divulgados. A informação vem de uma carta enviada pela emissora aos colaboradores, que pode ser acessada no site da TV Pop.

Conforme divulgado por um site dedicado ao mercado de TV, o SBT está notificando seus colaboradores por meio de um comunicado enviado pela Sedex e confirmando o recebimento. Esse é um procedimento sem precedentes (a maioria das empresas prefere enviar e-mail ou usar outros métodos de comunicação mais diretos) e parece mais coletar evidências de que os funcionários receberam notificações do que qualquer outra coisa.

A informação na carta é vaga. O SBT alega que recebeu em setembro um “aviso de prestador de serviço sobre incidentes de segurança ocorridos em seu domínio”, envolvendo a divulgação de informações de identificação para “funcionários, agregados e familiares”.

Parecem ser dados relacionados à folha de pagamento da segunda maior emissora do país. Esta carta não nos permite inferir quantos dos 6.000 funcionários da rede foram afetados, ou por que o SBT decidiu relatar dois meses após a notificação de seu fornecedor. “Estamos entrando em contato para informar que a causa do incidente foi corrigida, e também esclarecemos as circunstâncias do incidente e as medidas que estamos tomando para proteger seus dados.” A carta informava que fornecia o telefone 0800 e Um e-mail para funcionários que precisam de informações mais detalhadas.

O TV Pop revela que depois do vazamento o SBT montou departamento para assegurar a proteção de dados sensíveis a partir de agora. 

O setor, batizado de DPO, sigla para Data Protection Officer, está chegando um pouco tarde: as punições para esse tipo de vazamentos previstos pela LGPD, promulgada em 2018, entraram em vigor em agosto, podendo chegar até R$ 50 milhões.

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil