Categories: Sem categoria

Haddad: Compensação à desoneração da folha sairá na próxima sexta

Fernando Haddad, o Ministro da Fazenda, comunicou que na próxima sexta-feira, 31 de maio, o governo irá propor uma ação para equilibrar a continuidade da redução de impostos na folha de pagamento para 17 setores econômicos. 

Esta ação, que tem como objetivo incrementar a receita sem a necessidade de aprovação do Congresso, está alinhada com um acordo que estendeu a redução de impostos na folha de pagamento até 2027.

O acordo, divulgado três semanas atrás, permite a manutenção do benefício fiscal em troca de medidas que aumentem a receita para balancear a isenção fiscal. Embora o Ministro Haddad não tenha especificado as medidas, ele indicou que entre as possíveis ações estão o ajuste das taxas de impostos regulatórios, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o Imposto de Importação e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Esta estratégia faz parte dos esforços do governo para balancear os incentivos fiscais concedidos aos setores econômicos com a necessidade de manter uma receita sólida para o orçamento nacional. Espera-se que mais detalhes sobre a ação sejam divulgados na data anunciada.

Desoneração da folha

A desoneração da folha de pagamento, introduzida em 2011, é um incentivo fiscal que permite às empresas substituir a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de salários por uma taxa menor aplicada à receita bruta da empresa. Esta taxa varia de 1% a 4,5%, dependendo do setor e do serviço prestado.

A contribuição previdenciária patronal (CPP) é uma contribuição social que as empresas fazem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A desoneração permite que empresas de certos setores reduzam os custos associados à folha de pagamento, o que pode estimular a contratação de mais trabalhadores.

No entanto, a desoneração da folha de pagamento é um assunto complexo e tem sido objeto de discussão política. Recentemente, o governo federal e o Congresso concordaram em retomar gradualmente a contribuição previdenciária a partir de 2025. Isso significa que as empresas começarão a contribuir novamente para a Previdência, com um imposto de 5% sobre o total da remuneração dos funcionários em 2025, aumentando gradualmente até atingir 20% em 2028.

Compensação

A medida de compensação à desoneração da folha de pagamento busca balancear a redução na arrecadação do governo, que é uma consequência direta da desoneração da folha de pagamento. A desoneração é um incentivo fiscal que permite às empresas trocar a contribuição previdenciária patronal, normalmente de 20% sobre a folha de salários, por uma taxa reduzida aplicada à receita bruta da empresa.

Para equilibrar essa diminuição na arrecadação, o governo pode adotar diversas estratégias. Por exemplo, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um pacote de medidas no valor de R$ 25,8 bilhões para compensar a redução na arrecadação do governo devido à desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores e dos municípios.

Adicionalmente, o governo federal e o Congresso chegaram a um acordo sobre a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. A partir de 2025, as empresas começarão a contribuir novamente para a Previdência, com um imposto de 5% sobre o total da remuneração dos funcionários. Esta alíquota aumentará gradualmente até atingir 20% em 2028.

Essas medidas de compensação são cruciais para assegurar a sustentabilidade fiscal do governo, ao mesmo tempo em que se oferecem incentivos fiscais para as empresas.

loureiro

Recent Posts

INSS dá início aos pagamentos de benefícios de outubro. Confira!

Cronograma do INSS para outubro de 2025 organiza pagamentos de benefícios pela numeração final

11 horas ago

RAIS e eSocial: sua empresa está em dia?

A principal mudança nos últimos anos tem sido a substituição da RAIS pelo eSocial

11 horas ago

O que Muda para as Criptomoedas em 2026 com a Reforma Tributária?

O mercado de criptoativos, que floresceu por anos em um regime tributário que beneficiava o…

12 horas ago

A tributação de dividendos remetidos ao exterior: o que muda com o novo projeto de lei

Por Sérgio Brotto, CEO da Dascam Corretora de Câmbio Com a aprovação, pela Câmara dos…

12 horas ago

Projeto de lei na Câmara pode derrubar a “Taxa das Blusinhas”

Saiba o futuro das compras em plataformas internacionais Shoppe, Temu, Shein e AliExpress

12 horas ago

Influenciador com 15 milhões de seguidores é preso por lavagem de dinheiro com criptomoedas e apostas

A prisão do influenciador Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, com 15 milhões de…

13 horas ago