Assinantes Jornal Contábil
Honorário contábil: Qual Referência para calcular?
Preciso de ajuda. Tenho um novo cliente e necessito definir o valor do honorário. Ele é tributado pelo lucro presumido e o ramo de atividade é…
Nas redes sociais, observam-se diálogos de contadores sobre o valor do honorário contábil para determinado tipo de empresa. Há quem afirme, efusivamente, que deve ser um, dois ou três salários mínimos.
Procuro acompanhar o andamento do diálogo para saber se há informações completas para ajudar os colegas, mas muitas vezes os dados fornecidos resumem-se ao ramo de atividade, regime tributário e, em alguns casos, o número de funcionários.
Entendo que a busca por informações do valor praticado pela concorrência faz parte do processo de precificação, mas não é o principal. Este dado está disponível, quase que anualmente, em pesquisas efetuadas pelos sindicatos.
Em 2015, também a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) também permite ter um parâmetro bem amplo dos valores praticados pela classe.
Precisamos saber calcular e informar o valor da Hora Técnica. Se aprendermos a fazer esta operação (aplicar todos os custos envolvidos mais o lucro desejado) poderemos trocar informações do tempo necessário para executar determinados serviços para empresas que tenham a configuração “x”.
Quando tivermos informações do tempo exigido para fazer as tarefas e o valor da Hora Técnica ficará muito simples identificar se estamos com dificuldades relacionadas ao custo alto ou se a nossa estrutura demora mais tempo para executar o mesmo serviço que a concorrência.
Vejam dois exemplos reais, em minha empresa contábil, de tempo aplicado para executar os serviços contábeis, fiscal e RH para uma empresa tributada com base no lucro presumido sem empregados:
Representação comercial – 4 horas mensais;
Administradora de bens próprios (que não esteja construindo) – 3,5 horas mensais.
Outra informação relevante pode ser o tempo necessário para processar determinados serviços cobrados acessoriamente. A sua empresa é eficiente ou utiliza métodos que demandam tempo exagerado? Em minha empresa contábil, a constituição de sociedades, dispensada do IAP, é, em média, de seis horas, e constantemente aferimos a metodologia, pois quanto menor o tempo investido, maior o lucro.
As informações acima parecem permitir um leque maior de análise, capaz de nos ajudar a ser mais eficientes, inclusive no cálculo do valor ideal do honorário.
Há softwares que auxiliam a introduzir o controle do tempo e a precificação dos serviços. Estas ferramentas simplificam o controle das atividades dos colaboradores, permite conhecer o tempo exigido por cada cliente e, o mais importante, apresenta o lucro líquido gerado por cliente.
Gilmar Duarte: www.gilmarduarte.com.br
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional14 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional1 dia ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep