Horário de Verão vai voltar em 2022?

Até 2018 o brasileiro estava acostumado com o Horário de Verão, quando os relógios deviam ser adiantados em 1 hora. No entanto, o atual governo decidiu não mais aplicar a medida. Houve quem festejasse e quem reclamasse.

Atualmente, o Governo Federal solicitou uma pesquisa sobre o retorno do Horário de Verão em 2022 após três anos do fim da medida. Quem realizou os estudos foi o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que avaliou se há a necessidade de retomar esse fuso-horário e se haverá vantagem.

No Brasil, o Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte foi reeditada a medida com a mesma duração da primeira versão.

 O Horário de Verão é uma forma de ter um melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18 e 20 horas. 

Horário de Verão vai voltar em 2022?

Para quem gosta do Horário de Verão, saiba que ele não será utilizado neste ano. Isso porque o Ministério de Minas e Energia (MME), afirmou que o tema não está em pauta. Em 5 de outubro, a pasta reagendou a reunião com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), sendo decidido que não haverá o fuso-horário especial em 2022.

Para ser aplicado em 2022, o Horário de Verão deveria ter sido autorizado e divulgado em agosto, para que as empresas pudessem se adaptar. O MME também informou que os estudos sobre a influência da medida sobre a economia de energia tiveram resultados preliminares insuficientes.

Em outubro do ano passado, o Ministério havia declarado que o Horário de Verão não traz economia significativa de energia elétrica. A decisão veio após novo estudo feito pelo ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Horário de Verão influência na saúde

Segundo os especialistas, nem todo mundo se prepara para a chegada do Horário de Verão. Nos primeiros dias do horário, as pessoas ficam com a sensação de que tudo está acontecendo uma hora antes, é comum sentir dificuldades para dormir no horário de sempre e, consequentemente, surge a sonolência na manhã seguinte. Essa privação do sono – até que o organismo se acostume à mudança – também prejudica outras funções no corpo, especialmente o coração.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago