As famosas horas extras são um recurso usado por algumas empresas quando a jornada de trabalho precisa ser estendida esporadicamente, porém nem todas as empresas são adeptas, mas outras tratam esse tema como regra.
Segundo a CLT, é previsto que a jornada de trabalho não pode ultrapassar 8 horas por dia ou 44 horas semanais. Qualquer minuto ou horas a mais é considerada hora extra.
De acordo com o artigo 59 da CLT 43,a jornada excedente pode ser de até 2 horas diárias mediante acordo coletivo de trabalho ou contrato .
Isso quer dizer que o máximo diário permitido possui um limite estabelecido por lei, porém em âmbito privado ou em convenção coletiva, pode haver aumento dessas horas caso exista acordo prévio entre as partes.
Caso a empresa que você trabalhe solicite que você faça horas extras é direito seu se recusar. Pois a empresa não pode impor que você trabalhe além do seu horário.
Entretanto existem acordos com o que prevê a lei, em casos de acordo entre as partes, ou qualquer outra norma coletiva, o trabalhador precisa cumprir com tais definições pré-acordadas. Dessa forma cada caso deve ser avaliado isoladamente.
Então o mais importante é que ambas as partes estejam de acordo com o trabalho extra.
De acordo com a CLT existem horas extras diurnas, Noturnas e Finais de semana e feriados. Entenda cada uma delas.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…