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IA na Indústria 4.0: A revolução é uma aliada!

A inteligência artificial (IA) é a nova revolução da era da tecnologia. Provocou mudanças na sociedade que incluem desde as pesquisas do dia a dia no Google, passando pela comunicação com chatbots, até a transformação das relações de trabalho e do próprio universo corporativo.  

De acordo com dados da Statista, o número de contratações no Brasil em 2020 para cargos relacionados à IA foi 3,4 vezes maior em comparação a 2016. Na indústria, essa relação pode ser ainda mais complexa, trazendo benefícios para todo o ecossistema de produção. Boa parte dos processos industriais ainda demanda intervenção humana e a inteligência artificial no setor é algo que já vem revolucionando essa lógica. 

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O objetivo da IA na área é ajudar na tomada de decisões e automatizar os processos, tornando a operação mais veloz e eficaz, o que impacta diretamente a ponta da entrega. Esse conceito é o que viabiliza a chamada indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial.  

O modelo engloba a utilização em conjunto de diferentes tipos de tecnologias, como a computação em nuvem e a robótica, mesclando suas funcionalidades com o intuito de aumentar a capacidade industrial. A IA ainda vai além: por meio dessa inovação, é possível desenvolver mecanismos capazes de raciocinar e agir como pessoas.  

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Com essas plataformas, torna-se viável contar com máquinas inteligentes e equipamentos que possuem recursos próprios para “conversar” com outros sistemas da companhia. Desse modo, o segmento pode desenvolver práticas fabris mais eficientes.  

Trata-se de um método que objetiva melhorar os resultados econômicos e produtivos da indústria. Além disso, com menos intervenção humana, os erros são amenizados, os colaboradores têm mais segurança no dia a dia de trabalho, mais tempo para focar em atividades estratégicas e ferramentas para crescer. 

Hoje, existem empresas especializadas em criar projetos de IA para o setor industrial, sobretudo com foco em gestão e previsão de demanda. São soluções com algoritmos que ajudam a calcular situações precisas e a entender os condicionantes de mercado, permitindo tomar melhores decisões, além de prever riscos com maior precisão.  

A partir do entendimento da dinâmica de demanda de produtos pelo mercado por meio do uso da inteligência artificial, o gestor de planejamento estratégico consegue:  

  • Estimar o volume a ser vendido no próximo mês ou ano.
  • Fazer previsão de vendas por categorias.
  • Fazer previsão de venda por canal, seja ele online ou offline.
  • Garantir que a indústria tenha capacidade suficiente para atender à demanda esperada.
  • Evitar problemas como excesso de estoque ou escassez de produtos.
  • Criar cenários alternativos para antecipar riscos e oportunidades para o negócio.

Sendo assim, a companhia consegue tomar decisões estratégicas baseando-se em:  

  • Insights sobre o desempenho passado do produto.
  • Tendências de mercado.
  • Sazonalidade.
  • Comportamento do consumido.
  • Dados econômicos e climáticos.

A utilização da IA na indústria veio para ficar e, se aliada à inteligência humana, pode se tornar um diferencial competitivo de peso.  

Em um segmento forte, responsável por cerca de 20% do PIB nacional, o que representa aproximadamente R$ 1,5 trilhão, a digitalização atrelada à valorização dos colaboradores pode ser crucial, tanto para os negócios como para a economia do país. Na indústria 4.0, a inteligência artificial é parceira da equipe e tem a missão de otimizar o trabalho, trazendo mais eficiência e velocidade para pessoas e empresas. 

Por Bruno Rezende, CEO da 4intelligence

A 4intelligence é especialista em ciência da decisão.

Leonardo Grandchamp

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