IBC-Br / Imagem: Freepik
A economia brasileira apresentou um crescimento de 0,2% em abril de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (16). O resultado foi calculado com base no índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB. Embora o crescimento tenha sido mais moderado em relação a março, quando o índice avançou 0,8%.
De acordo com a abertura dos dados do BC, o crescimento da economia em abril foi puxado principalmente pelo setor de serviços, que registrou alta de 0,4% no mês. Já a indústria e a agropecuária apresentaram retrações de 1,1% e 0,9%.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 2,5%, com base em dados não dessazonalizados. Já no acumulado de 12 meses, o índice registrou um ganho de 4%.
Atualmente, a taxa básica de juros está em 14,75% e nesta quarta-feira (18) o Banco Central se reunirá novamente para analisar e definir a política monetária.
O IBC-Br funciona como um importante termômetro da economia nacional. O indicador antecipa as expectativas para o PIB oficial, que será divulgado nos próximos meses.
Analistas de mercado seguem atentos à evolução dos dados para entender os efeitos nos principais indicadores macroeconômicos, como inflação, juros, consumo das famílias e investimentos privados.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…