IBC-Br / Imagem: Freepik
A economia brasileira apresentou retração de 0,7% em maio, de acordo com o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O indicador é considerado uma prévia do PIB e serve como um termômetro da atividade econômica do país.
Essa queda registrada, interrompeu uma sequência de quatro meses consecutivos de alta e marca um recuo.
Entre os principais componentes do índice, a agropecuária obteve a pior retração de 4,2% no mês. Já a indústria também recuou 0,5%, enquanto o setor de serviços, responsável por uma grande parte do PIB brasileiro, permaneceu praticamente estável.
O IBC-Br é um dos principais instrumentos utilizados pelo Banco Central (BC) para embasar suas decisões política monetária, principalmente para a análise e definição da Taxa básica de juro (Selic) . Basicamente, esse indicador agrega dados de produção industrial, comércio, serviços, agropecuária e arrecadação de impostos.
Embora o IBC-Br seja uma referência importante, o cálculo oficial do PIB é feito pelo IBGE, que divulga os resultados trimestralmente. E, no primeiro trimestre de 2025, o PIB cresceu 1,4% em relação ao trimestre anterior.
As projeções para o desempenho da economia brasileira em 2025 tem variado entre os analistas. Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo BC, estima-se um crescimento de 2,2% para o ano.
Leia mais em Economia
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…