IBC-Br / Imagem: Freepik
A economia brasileira apresentou retração de 0,7% em maio, de acordo com o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O indicador é considerado uma prévia do PIB e serve como um termômetro da atividade econômica do país.
Essa queda registrada, interrompeu uma sequência de quatro meses consecutivos de alta e marca um recuo.
Entre os principais componentes do índice, a agropecuária obteve a pior retração de 4,2% no mês. Já a indústria também recuou 0,5%, enquanto o setor de serviços, responsável por uma grande parte do PIB brasileiro, permaneceu praticamente estável.
O IBC-Br é um dos principais instrumentos utilizados pelo Banco Central (BC) para embasar suas decisões política monetária, principalmente para a análise e definição da Taxa básica de juro (Selic) . Basicamente, esse indicador agrega dados de produção industrial, comércio, serviços, agropecuária e arrecadação de impostos.
Embora o IBC-Br seja uma referência importante, o cálculo oficial do PIB é feito pelo IBGE, que divulga os resultados trimestralmente. E, no primeiro trimestre de 2025, o PIB cresceu 1,4% em relação ao trimestre anterior.
As projeções para o desempenho da economia brasileira em 2025 tem variado entre os analistas. Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo BC, estima-se um crescimento de 2,2% para o ano.
Leia mais em Economia
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.