Em outubro deste ano, houve uma diminuição de 0,3% no volume de vendas do comércio varejista em comparação com o mês anterior, após registrar um aumento de 0,5% em setembro, conforme revelado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14).
Desde fevereiro, as variações têm se mantido muito próximas de zero, indicando estabilidade na leitura em todos os meses, exceto março (0,7%), maio (-0,6%) e julho (0,7%).
Isso evidencia um retorno ao comportamento pré-2020, antes das variações mais acentuadas observadas durante a pandemia, com números ainda mais modestos do que o padrão pré-COVID-19.
No entanto, em uma perspectiva de médio prazo, a tendência é positiva, com crescimento nos acumulados do ano e em 12 meses, conforme destacado pelo gerente da pesquisa, Cristiano Santos, de acordo com comunicado divulgado pelo IBGE.
Leia Também: Entidades Do Setor Produtivo Acham Conservador O Corte Nos Juros
Apesar da queda em outubro, o comércio apresentou resultados positivos em outras análises: 0,1% na média móvel trimestral, 0,2% em comparação com outubro do ano passado, 1,6% no acumulado do ano e 1,5% no acumulado de 12 meses.
A diminuição de 0,3% de setembro para outubro foi influenciada por recuos em cinco das oito atividades pesquisadas pelo IBGE:
Apenas três atividades do varejo apresentaram alta no mês:
A receita nominal do varejo teve uma diminuição de 0,1% em comparação com setembro deste ano, mas registrou um crescimento de 1,9% em relação a outubro de 2022, 4% no acumulado do ano e 5,1% no acumulado de 12 meses.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…