Varejo recua 0,3% / crédito: Freepik
Nesta quinta-feira (11), foram divulgados dados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que o comércio varejista brasileiro registrou queda de 0,3% nadas vendas em julho. Além disso, este é o quarto recuo consecutivo, acumulando perda de 1,1% no período.
Apesar da sequência negativa, o setor ainda se mantém 9% acima do patamar registrado em fevereiro de 2020, período pré-pandemia da Covid-19. No entanto, segue 1,1% abaixo do pico da série histórica, alcançado em março de 2025.
Na comparação com julho do ano passado, houve crescimento de 1%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o varejo apresenta alta de 2,5%, demonstrando um desempenho positivo no longo prazo, mesmo diante de oscilações recentes.
O levantamento do IBGE analisou oitos segmentos do comércio varejista, onde, metade deles apresentou queda em julho, enquanto o restante tiveram desempenho positivo.
Setores com queda:
Setores com alta:
Os dados mostram que setores mais ligados ao consumo essencial, como supermercados e combustíveis, tiveram variações moderadas, enquanto segmentos dependentes do poder de compra das famílias, como vestuário e informática, sentiram mais os efeitos da desaceleração econômica.
O comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos, motos, peças, materiais de construção e produtos alimentícios, bebidas e fumo no atacado, apresentou crescimento de 1,3% em julho frente a junho.
Entretanto, na comparação com julho de 2024, houve retração de 2,5%. No acumulado de 12 meses, o setor registra alta de 1,1%, refletindo um cenário de recuperação gradual.
Com informações Agência Brasil
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…