Chamadas
Ibovespa abre o dia em alta impulsionado pela ata do Copom
O Banco Central decide manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano, com o objetivo de consolidar o processo de desinflação e a estabilidade das expectativas em relação às metas. No entanto, a ata da última reunião do Copom indica que a maioria dos membros do comitê considera que o cenário pode permitir um corte na taxa de juros a partir da próxima reunião, que ocorrerá em agosto.
Nesta data, o Banco Central divulgou a ata do Copom, órgão responsável pela política monetária. Mesmo diante da pressão de entidades e do governo do presidente Lula (PT), a Selic foi mantida em 13,75% na semana passada.
Leia também: Investidores Apostam Na Diversificação Para Evitar Prejuízos Financeiros
A maioria dos membros do Copom avalia que o processo desinflacionário em curso pode permitir um corte na taxa de juros já na próxima reunião. No entanto, alguns mostraram cautela, argumentando a necessidade de reancorar as expectativas de inflação a longo prazo e acumular mais evidências de desinflação nos componentes sensíveis ao ciclo econômico. O Copom ressaltou a importância da paciência e serenidade na condução da política monetária, destacando que os passos futuros dependem da evolução da dinâmica inflacionária. A taxa de juros da Selic permanece em 13,75% ao ano, o mesmo patamar desde agosto de 2022.
Apesar da decisão do Copom, 51 membros do Conselhão publicaram uma carta aberta defendendo a redução das taxas de juros, destacando a urgência de uma política monetária adequada. Entre os signatários, estão nomes como Josué Gomes, Luiza Trajano e Sergio Nobre.
O Copom considera a conjuntura atual, com um processo desinflacionário mais lento e expectativas de inflação desancoradas, demandando cautela e parcimônia na condução da política monetária. A estratégia de manutenção prolongada da taxa básica de juros tem sido vista como adequada para assegurar a convergência da inflação às metas estabelecidas.
Leia também: Tesouro Quer Lançar Títulos Sustentáveis A Partir Do Mês De Setembro
Ibovespa
O Ibovespa é o principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ele representa o desempenho médio das ações mais negociadas e de maior liquidez do mercado acionário brasileiro. O Ibovespa é composto por uma carteira teórica de ações de diferentes setores da economia, ponderadas de acordo com sua representatividade no mercado. Ele é utilizado como referência para avaliar a performance do mercado de ações no Brasil e como indicador da economia do país como um todo.
O Índice Bovespa SE Bovespa (IBOV) de São Paulo está cotado a 118.760,4 pontos, com variação de +517,45 pontos ou +0,4376% em relação ao fechamento anterior.
Por: Gabriel Dau
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional20 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep