A Identidade Jovem, programa mais conhecido como ID Jovem nada mais é que um documento gratuito que oferece diversas vantagens aos portadores beneficiários. Desde que foi criada em 2016, a iniciativa já contemplou cerca de 3,6 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 29 anos. Em suma, o documento atesta a condição social do usuário, viabilizando que seus direitos sejam dignamente respeitados.
Dentre os benefícios adquiridos a partir da posse do documento, estão descontos em teatros, cinemas, shows musicais e eventos culturais, educacionais e esportivos. Além de passagens gratuitas para viagens interestaduais, ou com valor reduzido.
É possível emitir a ID jovem diretamente pela internet de forma totalmente gratuita através do site do Gov.br. Contudo, é estritamente necessário que o usuário esteja inscrito no Cadastro Único (Cadúnico), importante sistema para identificação de famílias de baixa renda no país.
Ao obter o documento, é permitido ao jovem, o acesso aos seguintes benefícios:
Para conseguir exercer o direito aos descontos, basta apresentar a ID Jovem junto a um documento de identidade oficial com foto em qualquer ponto de venda de ingressos ou bilhete para viagens. No caso de passagens é preciso adquirir o ticket em até 3 horas antes do horário de saída do transporte.
Por norma, para conseguir emitir a ID Jovem, o usuário deve estar enquadrado nos seguintes critérios:
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…