As mudanças recentes com a aprovação da Reforma da Previdência poderá trazer consequências negativas aos aposentados. De acordo com a consultoria Mercer, a taxa de juros baixo e a Reforma da Previdência poderão diminuir em 15% a renda dos aposentados.
No caso da variação nas aplicações, existe a possibilidade de adoção pelo beneficiário da aposentadoria. Para isso, segundo a consultoria, possui relação com a educação financeira da pessoa.
“A discussão da diversificação não é nova, mas a partir do momento em que a Selic cai, o custo de oportunidade também cai e o tema de diversificação começa a ganhar tração”, afirma João Morais, líder de previdência da consultoria, segundo o Valor.
“Compreendemos que o efeito da pandemia criou um pouco de ruído na discussão. Agora é preciso agir cada vez mais”, prossegue.
Segundo Moraes, os componentes com mais destaque para os porrifólios são os de fundos multimercados (renda variável, investimentos estruturados ou no exterior).
Quem deve sofrer com o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus, será mesmo o aposentado.
Isso porque existe a desigualdade de gênero na provisão de pensões que vão acentuar os resultados negativos, segundo o estudo realizado pela Mercer em conjunto com o CFA Institute.
“Nossa avaliação é que, apesar da reforma previdenciária aprovada em 2019 trazer um alivio fiscal no médio e longo prazos, os efeitos ainda demoram a ser sentidos e os reflexos da pandemia podem atrasar um pouco este processo”, afirma Felipe Bruno, líder de Previdência da Mercer Brasil.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…