Chamadas
IFRS: entenda o que é e qual sua importância
A sigla diz respeito a International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Informação Financeira), um conjunto de normas contábeis globais que ajuda as empresas a produzir demonstrações financeiras que podem ser comparadas além das fronteiras.
O IFRS também é projetado para facilitar a compreensão e comparação do desempenho financeiro de uma empresa por parte dos investidores. Este padrão facilita que empresas possam apresentar seus números em um âmbito intercontinental, facilitando a leitura dos dados por profissionais de outros países.
Um ponto de atenção é que, às vezes, as normas contábeis IFRS são confundidas com as Normas Internacionais de Contabilidade (IAS), que são as normas mais antigas que o IFRS substituiu em 2001.
Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil. Este padrão de escrituração contábil é fundamental para empresas que desejam crescer e manter uma boa imagem perante acionistas e investidores.
Leia também: Desafios Contábeis Do IFRS: Normas E Transparência Financeira Para…
Qual é o principal objetivo das normas IFRS?
O objetivo das IFRS (International Financial Reporting Standards) é padronizar as normas contábeis em nível internacional.
Ao adotar as IFRS, as empresas podem obter inúmeros benefícios, incluindo uma maior facilidade na compreensão da contabilidade em diferentes países.
Assim, isso torna as demonstrações contábeis mais claras e comparáveis, o que é especialmente relevante para investidores, acionistas e outros interessados que desejam analisar a situação financeira e o desempenho de uma empresa de forma consistente, independentemente de sua origem geográfica.
Além disso, a implementação das IFRS melhora o compliance das empresas em suas operações e torna mais eficiente o atendimento às exigências dos investidores.
Com a padronização, as empresas podem se internacionalizar de forma mais fluida, atraindo investidores estrangeiros e expandindo suas oportunidades de negócio em mercados globais.
A adoção das IFRS também contribui para a transparência e confiabilidade das informações contábeis. O que auxilia na tomada de decisões tanto para a administração da empresa como para os próprios investidores.
Assim, a adesão às IFRS é uma escolha que cabe a cada país. As normas foram criadas para padronizar os procedimentos contábeis globalmente, mas a adoção é voluntária e varia de nação para nação.
-
CLT6 dias agoFérias coletivas e recesso do trabalho: quais as diferenças?
-
Fique Sabendo2 dias agoGoverno confirma mudanças na CNH e devem começar a valer hoje
-
Contabilidade3 dias agoNIRE: o que é, como obter e qual a relevância para as empresas?
-
Auxílios do Governo2 dias agoImportante notícia sobre 13° salário para quem recebe BPC
-
Concursos3 dias agoÚltimo dia para se inscrever no concurso da Caixa; salários chegam a R$ 16,4 mil
-
Reforma Tributária6 dias agoPreencher IBS e CBS com erro pode causar rejeição a partir de janeiro?
-
PubliEditorial3 dias agoRevanche do Analógico: Em um mundo digitalmente exausto, mercado de brindes corporativos se reinventa com neurociência, ESG e tecnologia
-
Economia2 dias agoGoverno corta projeção do salário mínimo de 2026 e reajuste será menor

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.