Connect with us

Chamadas

IFRS: uso passará a ser voluntário em 2024 e depois obrigatório em 2026

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

A sigla diz respeito a International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Informação Financeira), um conjunto de normas contábeis globais que ajuda as empresas a produzir demonstrações financeiras que podem ser comparadas além das fronteiras.

O IFRS também é projetado para facilitar a compreensão e comparação do desempenho financeiro de uma empresa por parte dos investidores. Este padrão facilita que empresas possam apresentar seus números em um âmbito intercontinental, facilitando a leitura dos dados por profissionais de outros países.

Um ponto de atenção é que, às vezes, as normas contábeis IFRS são confundidas com as Normas Internacionais de Contabilidade (IAS), que são as normas mais antigas que o IFRS substituiu em 2001.

Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil. Este padrão de escrituração contábil é fundamental para empresas que desejam crescer e manter uma boa imagem perante acionistas e investidores.

Leia também: Desafios Contábeis Do IFRS: Normas E Transparência Financeira Para…

IFRS obrigatória a partir de 2026

O Ministério da Fazenda do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgaram que as IFRS serão incorporadas à legislação brasileira. 

A nova regra contará com um cronograma de transição, que passará de voluntário a  obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2026, conforme a Resolução CVM nº 193/2023.

As autoridades públicas destacaram que a adoção das normas poderá fortalecer os mercados de capitais brasileiros, aumentando a transparência em relação aos aspectos de sustentabilidade, como riscos e oportunidades, além de facilitar a atração de investimentos globais pelas empresas. 

O Brasil já requer o uso das normas contábeis IFRS desde 2010.

Leia também: IFRS Publica Novas Exigências Contábeis Para Questões Climáticas

Desafios contábeis

No entanto, ao adotar o IFRS, os profissionais de contabilidade enfrentam alguns desafios significativos. A revisão e atualização periódica das normas, que ocorre anualmente, busca corrigir lacunas e garantir relatórios contábeis cada vez mais transparentes, especialmente após escândalos envolvendo grandes empresas. 

O IFRS surgiu como um processo de unificação das normas contábeis para facilitar a compreensão e garantir a transparência nas informações financeiras. O desafio está nas divergências de interpretação, uma vez que a natureza subjetiva de algumas normas pode levar a diferentes práticas contábeis entre as empresas, dificultando a comparação das informações financeiras.

O cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade e a adoção do IFRS são essenciais para impulsionar a transparência e a confiabilidade das informações financeiras das empresas. 

Apesar dos desafios, o alinhamento com os padrões contábeis globais oferece benefícios significativos, como a facilitação da comparação internacional e a promoção da confiança entre investidores.

É fundamental que os profissionais contábeis estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de um mercado em constante evolução.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil