Negócios
Impacto do Espaço de Descompressão na produtividade da empresa
O mundo corporativo está reconhecendo cada vez mais que colaboradores sobrecarregados não conseguem ser tão produtivos quanto poderiam. O excesso de trabalho e prazos a serem cumpridos no dia a dia cria profissionais mais tensos e exaustos, então algumas empresas vêm adotando soluções para tentar ajudá-los a aliviar essa tensão. Consequentemente, o empregador também se beneficia com times mais produtivos e engajados.
A solução mais adotada é a adoção dos chamados espaços de descompressão dentro da empresa. Trata-se de uma sala dedicada exclusivamente para o descanso dos funcionários, uma área que pode ser utilizada como refúgio em momentos de estresse. Além disso, também é o ambiente ideal para fazer uma pausa para relaxar, comer algo e conversar com seus colegas de trabalho.
Leia também: Autonomia No Trabalho: Entenda Como Ela Pode Ajudar Na Produtividade Dos Colaboradores!
O objetivo é justamente desligar completamente o profissional de qualquer coisa que remeta a suas obrigações, mesmo que ainda esteja dentro da empresa. Diversos estudos já comprovaram que uma jornada de trabalho de oito horas precisa de pausas ao longo do caminho, pois é exaustiva e causa grandes impactos na saúde mental do profissional. Com o passar do tempo, o acúmulo do cansaço vai piorando a situação e criando novas complicações.
Leia também: A Influência Do Ambiente De Trabalho Na Produtividade Dos Colaboradores
Investir em um espaço de descompressão não é apenas uma forma de garantir colaboradores mais produtivos, mas também de mostrar que a empresa se importa com a saúde de cada um deles. Assim, os funcionários tendem a se sentir mais valorizados pelo seu empregador e, a partir disso, entregam resultados melhores com mais facilidade, então todos saem ganhando.
As pessoas tendem a passar a maior parte do seu tempo trabalhando do que fazendo qualquer outra atividade, então é dever da empresa garantir que elas tenham qualidade de vida dentro do ambiente corporativo. Não existem regras específicas de como se criar uma área de descompressão, então seria interessante por parte do empregador buscar se informar a respeito dos interesses dos seus colaboradores, para assim tornar o espaço ainda mais atrativo.
Os modelos mais tradicionais costumam incluir uma cafeteira Dolce Gusto e outros utensílios para fazer lanches, além de ingredientes para os funcionários usarem à vontade. Algumas empresas também se preocupam em oferecer atividades voltadas para lazer, incluindo mesas de bilhar, pebolim, videogames e outros jogos. A decoração também é uma peça-chave desse conjunto, pois é essencial que seja descontraída e fuja bastante do padrão visto fora da sala.
Quanto mais confortável e acolhedor for o ambiente, melhor para a saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, para a operação da empresa.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep