Chamadas
Importância da tecnologia e contabilidade para as clinicas medicas
Tanto para os profissionais da área médica quanto para os pacientes, a evolução da tecnologia é certa e vem contribuindo para a saúde de modo geral. Termos como cirurgia robótica, telemedicina e uso de células tronco vem ganhando cada vez mais espaço e nos trazem o alento que, a todo instante, erguem-se inovações úteis para promover ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas patologias.
E, se ao mesmo passo que a compreensão do corpo humano só é possível graças ao avanço dos modernos equipamentos de diagnóstico por imagem, como ultrassonografia, raio X, tomografia computadorizada e ressonância magnética, a busca soluções financeiras, sobretudo para garantir a sustentabilidade das clínicas médicas, depende – e muito – de uma contabilidade especializada na área de saúde, atrelada aos recursos tecnológicos.
De acordo com Julia Lázaro, CEO da Mitfokus, startup especializada em consultoria financeira para a área médica, em virtude dos pormenores que circundam as clínicas e consultórios, na área tributária, trabalhista, empresarial, previdenciária e societária, é inaceitável hoje que médicos empreendedores dependam somente de planilhas ou relatórios impressos.
Ela explica que, graças a tecnologia, tudo pode estar na palma da mão das pessoas, em tempo real, incluindo aí a contabilidade para a área médica.
“Portanto, sem a ajuda de um profissional especialista neste segmento, é muito provável que as empresas possam ter sérios problemas no que diz respeito a sua gestão e competitividade de mercado”, diz Julia, enaltecendo que é muito difícil, para um médico, manter as demandas burocráticas em dia, visto que no Brasil há mudanças de legislações, portarias, instruções normativas a todo momento: “Portanto, contabilidade especializada na área de saúde não é questão de luxo, mas sim de primeira necessidade”.
Tudo porque quando a pessoa está na faculdade, uma vez que o foco está voltado para o atendimento à saúde de forma geral, é normal que o profissional tenha pouca ou nenhuma visão de administração.
Por isso, delegar tal incumbência para um profissional da área é cabal para que tudo seja feito dentro da legalidade e com eficiência. “Diante de uma concorrência cada vez mais acirrada, e para se manter competitivo no mercado, há necessidade de estratégia, planejamento e um olhar de ‘lupa’ para a área, principalmente para o regime tributário, afinal de contas, qualquer imposto que possa ser economizado representa um grande diferencial no fim de um exercício ou ano-calendário.
Além disso, impostos pagos a mais são difíceis e trabalhosos de serem ressarcidos. Só o ICMS já é motivo de muita confusão. E ele está presente em tudo: nos remédios, nos equipamentos e até no cafezinho servido na clínica, se aplicando tanto na comercialização dentro do país como em bens importados. Para piorar, como muda a taxa de um estado para outro, fatos como substituição tributária, isenção e benefícios fiscais acabam por prejudicar cada vez mais a operação do médico empresário brasileiro”.
Por fim, em sua visão, com o auxílio de uma contabilidade especialidade para área de saúde , é possível obter estudos que apontarão as melhores estratégias para a redução de tributos e a tomada de melhores decisões do ponto de vista econômico, “fazendo com que o médico se dedique à saúde dos pacientes, deixando a eficiência de sua gestão contábil e tributaria , para uma contabilidade especializada”.
Por Júlia Lázaro
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.