Imposto de Renda 2022: Como declarar redução de jornada?

Algumas empresas utilizaram o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) em 2021 para remunerar seus funcionários, os trabalhadores que receberam esses valores devem declarar isso no Imposto de Renda (IR) de 2022.

Portanto, se a sua empresa utilizou o BEM em 2021, você deve declarar os valores recebidos por meio deste programa na sua declaração do Imposto de Renda deste ano.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e aprenda como declarar a redução de jornada no seu Imposto de Renda 2022.

Boa leitura!

O que é a redução de jornada?

Se a sua empresa aderiu ao BEm em 2021 e você fez um acordo de redução da sua jornada de trabalho, conforme a Lei 14.020 de 2020, você deve declarar os valores na sua Declaração de Imposto de Renda de 2022. 

Somente ter recibo benefício não o torna obrigado a enviar o Imposto de Renda este ano, porém, se você estiver obrigado por outros motivos, os valores recebidos através do BEm devem ser declarados.

Os valores de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda são considerados rendimentos tributáveis e devem ser informados na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica.

Deverá ser informada como fonte pagadora o CNPJ nº 00.394.460/0572-59 (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

Declarando o BEm

O empregado beneficiado com o BEm deve informar o total recebido do valor recebido, colocando como fonte pagadora o CNPJ nº 00.394.460/0572-59, do Ministério da Economia.

A fonte pagadora destes valores não é sua empresa, e sim o Ministério da economia, portanto, eles devem ser declarados separadamente do seu salário.

Onde estiver “Nome da fonte pagadora”, o declarante deve escrever: “Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda”. Após isso, basta informar o valor recebido.

Imposto de Renda 2022

O Imposto de Renda em 2022 seria inicialmente enviado até o dia 29 de abril, porém, o prazo foi prorrogado e vai até o dia 31 de maio deste ano, agora os contribuintes têm mais tempo para se organizar.

Uma das novidades do IR 2022 é o PIX, a forma de pagamento instantânea criada pelo banco central.

Os contribuintes poderão receber suas restituição e realizar o pagamento do DARF do Imposto de Renda por meio do PIX.

Portanto, se você estiver obrigado a declarar o Imposto de Renda este ano, comece a se organizar para enviar sua declaração, e se você recebeu o BEm, não esqueça de declarar.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago