O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2022 chegou ao fim no último dia 31 de maio, segundo dados da Receita Federal nesta quarta-feira (1), mais de 36 milhões de declarações ano-calendário 2021 foram entregues.
De acordo com a Receita Federal a expectativa era de que pouco mais de 34 milhões de declarações fossem enviadas, contudo, a entrega superou as expectativas do governo, mesmo com a disparada da inflação e defasagem da tabela do Imposto de Renda.
Todavia, com o grande número de envio de declarações, muitos contribuintes não sabem como conferir se caíram ou não na malha fina neste ano. Pensando nisso, explicaremos exatamente como realizar a consulta.
Qualquer declaração do Imposto de Renda de qualquer contribuinte que é enviada para a Receita Federal passa por uma análise de dados onde são checados e comparadas as informações enviadas por você com a informação enviada por terceiros e também pelas bases de dados do governo.
Dessa maneira, quando o sistema encontra alguma divergência nas informações prestadas, a sua declaração será separada para que passe por uma análise mais profunda, o que é chamado de Malha Fiscal, ou popularmente conhecida como malha fina.
Assim, um erro que pode ter feito com que o contribuinte caia na malha fina pode ser os mais diversos, como o preenchimento incorreto, incompatível ou ainda em casos mais graves por suspeitas de fraude.
É importante esclarecer que cair na malha fina por si só não significa um problema, muitas vezes quer dizer que existem divergências de informação na sua declaração.
Nesse sentido, o contribuinte que cai na malha fina precisará corrigir as informações que foram encontradas com erros através do cruzamento de dados da Receita Federal, para que possa ser validada e ser devidamente entregue.
Contudo, caso o contribuinte não faça nada após cair na malha fina e ser notificado, o mesmo poderá sofrer penalidades, como, por exemplo, uma multa de 75% em cima do valor do imposto, além de ter o nome incluído no Cadin, que é o cadastro de pessoas que possuem dívidas com órgãos federais.
O processo de consulta da declaração do Imposto de Renda é super simples e pode ser feita da seguinte forma:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…