Chamadas
Imposto de Renda 2022: Prazo de envio foi prorrogado até 31 de maio
O prazo de envio do Imposto de Renda (IR) de 2022 foi prorrogado, com isso, milhões de contribuintes terão mais tempo para enviarem suas declarações. O novo prazo vai até o final de maio deste ano.
A Receita Federal já divulgou que espera receber mais de 34 milhões de declarações este ano, milhões de contribuintes já enviaram suas declarações e já estão na fila para restituição, porém, quem ainda não enviou seu IR, ganhou mais tempo.
O novo prazo de envio do Imposto de Renda de 2022 vai até o dia 31 do mês de maio deste ano, com isso os contribuintes terão mais tempo para se organizar.
A prorrogação do Imposto de Renda 2022
Como ocorreu em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, o envio do Imposto de Renda em 2022 teve seu prazo prorrogado. Com essa prorrogação, os contribuintes terão até o dia 31 de maio deste ano para enviarem suas declarações.
Em 2021 o prazo também foi prorrogado para o dia 31 de maio e em 2020 a prorrogação foi até o dia 30 de junho, ambas prorrogações aconteceram por conta dos efeitos da pandemia na sociedade.
“A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”, Declarou a Receita Federal.
A prorrogação aconteceu por meio da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União de terça-feira, 5 de abril.
O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, porém as restituições vão seguir o mesmo cronograma, sem mudanças.
Vantagens da prorrogação
Os contribuintes que já estavam preocupados, pois, o prazo de envio do Imposto de Renda 2022 estava chegando ao fim, podem ficar tranquilos agora. Com o prazo prorrogado todos terão mais tempo para se organizar e enviar a declaração.
Com prazo prorrogado os contribuintes poderão organizar seus documentos e dos seus dependentes com mais calma, procurar comprovantes perdidos e analisar a melhor forma para conseguir uma restituição maior.
Entretanto, precisamos destacar que, o contribuinte que enviar sua declaração primeiro também receberá sua restituição antes de outros cidadãos. Por este motivo, ainda é uma vantagem enviar sua declaração logo.
Conclusão
O envio da Declaração do Imposto de Renda de 2022 foi prorrogado para até o dia 31 de maio deste ano, milhões de contribuintes terão mais tempo para se organizar e realizar o envio dos seus documentos.
Entretanto, enviar a declaração com logo pode garantir que você receba sua restituição antes de outros contribuintes e, caso sua declaração apresente erros, você poderá retificar com mais calma.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep