Imposto de Renda 2023 terá recorde no envio de declarações!

A Receita Federal do Brasil (RFB) espera receber até 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) em 2023, 3,2 milhões a mais que em 2022.

Segundo as estimativas da Receita Federal, 2023 será o ano com mais envios de declarações de IR, superando 2022, ano detentor do atual recorde.

Por conta da falta de atualização na tabela do IR, o número de contribuintes obrigados a enviar a declaração só tem aumentado nos últimos anos. Por conta da atualização que acontecerá em maio, o número deve diminuir em 2024.

Imposto de Renda 2023, o ano recorde!

Segundo análises da Receita, o órgão acredita que receberá entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações até o dia 31 de maio, prazo limite para envio das obrigações.

Segundo a Receita Federal, o uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes, os contribuintes que utilizarem esse modelo de declaração terão prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023.

Se as expectativas estiverem corretas e forem enviadas entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações, será o ano com mais envios de IR, superando 2022, que teve 36.322.912 de obrigações enviadas.

Leia também: Imposto De Renda 2023: Nova Faixa De Isenção Só Valerá Em 2024!

As expectativas podem ser superadas?

No IR de 2022, a Receita tinha expectativa de receber 34,1 milhões de obrigações, entretanto, foram recebidas mais 36,3 milhões de declarações.

Ou seja, no ano passado, a RFB recebeu 2,2 milhões de obrigações a mais do que o esperado, portanto, existe a possibilidade que o mesmo ocorra este ano.

Se as expectativas da Receita Federal forem superadas e o órgão receber mais declarações de Imposto de Renda do que o esperado para 2023, o número pode passar de 40 milhões de envios.

Leia também: IR 2023: Novidades Nas Regras São Divulgadas. Veja Aqui!!

Conclusão

Mesmo que o envio de declarações de Imposto de Renda em 2023 atenda a menor expectativa da Receita Federal para este ano (38,5 milhões), este ainda será o ano com mais envio dessa obrigação acessória, superando 2022.

As expectativas também podem ser superadas, assim como no ano passado, se isso acontecer, o número de declarações pode superar a casa dos 40 milhões, aumentando o recorde.

O número de envios vem crescendo por conta da falta de atualização na tabela de IR, a defasagem vem fazendo com que o número de contribuintes obrigados a declarar o Imposto aumente cada vez mais nos últimos anos.

O ajuste decretado pelo governo federal começará a valer em maio e deve diminuir o número de contribuintes obrigados em 2024.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago