A Malha Fiscal, popularmente chamada de Malha Fina, é o maior medo de milhões de contribuintes, principalmente para quem está ansioso para receber o valor da restituição do Imposto de Renda (IR).
Ter um problema com a Receita Federal pode travar a sua declaração e acabar te prejudicando, por este motivo, deixar para resolver as coisas depois, não pode ser uma opção. A melhor decisão é evitar erros no seu IR!
Se você vai transmitir a sua declaração esse ano e está preocupado com a malha fina, vamos te fornecer algumas dicas que vão te ajudar a evitar esse problema.
Todos seus dependentes, até mesmo seus filhos, não podem constar em mais de uma declaração. Portanto, se você deseja incluir alguém como dependente, avise antes e certifique-se que essa pessoa não vai declarar sozinha ou constar como dependente em outra declaração.
É fundamental entender que a renda dos seus dependentes (que você incluir no IR) deve ser incluída na sua declaração, por este motivo nem sempre é vantajoso incluir algum familiar.
Por exemplo, se seu filho trabalha de carteira assinada e você decidiu incluir ele no seu Imposto de Renda, os rendimentos dele devem constar na sua declaração. O mesmo acontece com esposa e outros.
Mesmo utilizando a declaração pré-preenchida, a Receita Federal deixa claro que é a sua obrigação conferir todos os valores declarados, sejam de gastos dedutíveis ou de rendimentos. Tenha paciência e confira cada centavo, erros mínimos podem te prejudicar.
Leia também:
Tentar incluir uma despesa não dedutível como se fosse, pode te prejudicar! É preciso entender que a Receita realiza um cruzamento de dados, e, caso você não declare corretamente, cairá na Malha fina.
Alguns gastos com saúde não são dedutíveis, como: massagista, nutricionista, enfermagem, compra de óculos, cadeira de rodas, medicamentos, vacinas, testes de farmácia. Esses gastos só podem ser deduzidos se estiverem incluídos em uma conta de um hospital, como um único gasto.
Ninguém quer perder a restituição ou pagar um valor alto de imposto, com isso, alguns contribuintes tentam omitir os seus rendimentos do Leão, mas é preciso entender que a Receita confere todas as informações prestadas.
Portanto, se você trabalhou em mais de um local durante o ano-calendário e quer esconder a sua renda, saiba que a sua declaração vai cair na Malha Fina.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…