Malha Fina
Cair na Malha Fina pode ser o pesadelo para milhões de pessoas que precisam elaborar o Imposto de Renda (IR) todos os anos. É preciso entender que isso não é o fim e que em algumas situações seu IR fica pode cair na malha por um erro simples.
Caso alguma informação declarada não esteja compatível com o que está presente no banco de dados da Receita Federal, a sua declaração pode ficar travada até o problema ser resolvido.
A Malha Fiscal, popularmente conhecida como Malha Fina, mesmo sendo um pesadelo, não é o fim. Explicaremos o que fazer nessa situação, na maioria das vezes a solução é mais simples do que parece.
Quando um contribuinte transmite uma declaração do Imposto de Renda, ela passa pelo cruzamento de dados da Receita Federal, que conta com informações fornecidas por pessoas físicas e jurídicas, como empregadores, bancos, planos de saúde, entre outras entidades.
Se for encontrada alguma inconsistência entre o que foi declarado e as informações presentes no banco de dados da Receita, a sua declaração será separada para uma análise mais aprofundada, popularmente conhecida como Malha Fina.
Enquanto a declaração de Imposto de Renda estiver retida em malha, não será possível enviar outras declarações e o contribuinte não conseguirá receber a sua restituição (se houver direito).
Leia também:
Muitas vezes não declarar o rendimento de um dependente ou um erro em algum valor, ou informação, pode fazer uma declaração de Imposto de Renda ficar retida, veja os principais motivos segundo a Receita:
Ao cair na Malha Fina, basta encontrar a inconsistência e solucionar aquela pendência. É possível identificar através do site (e-CAC) ou aplicativo “Meu Imposto de Renda” basta clicar na declaração e depois clicar em “Pendências de malha”.
Ali a Receita Federal vai indicar o motivo da sua declaração ter ficado retida em malha, muitas vezes erros nos valores declarados podem fazer com que isso aconteça. Para solucionar basta retificar a declaração e corrigir o erro.
Para evitar a Malha Fiscal no seu Imposto de Renda declare com atenção e para declarar certo, busque a ajuda de um contador, isso pode evitar muitos problemas.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…