Imposto de Renda

Imposto de Renda 2025: Como descobrir se estou na Malha Fina?

O objetivo de todos os contribuintes é enviar o Imposto de Renda de 2025 e não ter problemas com a Receita Federal, todos querem fugir da Malha Fina e receber a restituição logo nos primeiros lotes, mas isso nem sempre é possível.

Caso o contribuinte declare informações e o Fisco encontre inconsistências no que foi informado, aquela declaração será separada para uma análise mais aprofundada. Com isso, o declarante precisa solucionar aquelas pendências.

Para resolver o problema, primeiro será preciso acompanhar a sua declaração e identificar se ela realmente está na temida Malha Fina, após a constatação será preciso retificar o documento.

O que é a Malha Fina?

Quando uma pessoa física envia uma declaração ela é analisada pelos sistemas da Receita Federal, ali são verificados os dados enviados pelo declarante e as informações prestadas por outras entidades, que também precisam enviar declarações.

Caso haja alguma diferença entre as informações apresentadas pelo contribuinte e as informações apresentadas pelos outros, a declaração será separada para uma análise, conhecida como Malha Fina.

Milhões de contribuintes querem fugir das garras do Leão, com medo da Malha Fina, para escapar de problemas como o atraso no recebimento da restituição do Imposto de Renda, por este motivo é preciso ter atenção ao declarar em 2025.

Leia também:

Como descobrir se estou na Malha Fina no Imposto de Renda 2025?

Não basta apenas enviar a sua declaração do IR, é preciso transmitir e acompanhar o processamento para saber se ela será processada normalmente ou se está na Malha Fina da Receita Federal.

Para descobrir se você está na Malha Fina, basta acessar o Meu Imposto de Renda disponível no portal e-CAC ou o aplicativo Receita Federal com a sua conta gov.br, a conta deve estar nível prata ou ouro. 

Após acessar, se o seu Imposto de Renda 2025 estiver “Com pendências” e com um símbolo amarelo do lado, clique na declaração do Imposto de Renda 2025 e será possível verificar as pendências e saber por qual motivo ela foi retida.

Após isso, você pode tentar solucionar as pendências sozinho ou confiar em um contador para te auxiliar. Um profissional de contabilidade pode te fornecer as orientações necessárias e te ajudar.

MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas

Entenda como as alterações abrirão caminho para mais exigências e ampliarão o valor das penalidades…

37 minutos ago

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

15 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

17 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

18 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

19 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

19 horas ago