Destaque
Imposto de Renda 2025: como enviar antes de 1º de abril?
Aprenda como realizar a transmissão da sua Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) antes de outros contribuintes.
A Receita Federal em 2025 está fazendo diferente de anos anteriores, as maneiras mais simples de transmitir o Imposto de Renda para uma parcela da população estão limitadas até o dia 1º de abril, portanto, quem quiser enviar primeiro vai precisar utilizar o computador.
Por diversos motivos, como a greve dos auditores fiscais e outros problemas na Receita, alguns pontos do Imposto de Renda não vão estar disponíveis no mês de março, somente o envio da maneira clássica.
Portanto, se você está perdido nesse começo de envio e quer transmitir a sua declaração antes de outros contribuintes, vamos te ajudar com isso e explicaremos o que está acontecendo.
Motivação dos atrasos no Imposto de Renda
Para milhões de contribuintes que se acostumaram com a facilidade da pré-preenchida, com envio pelo Portal e-CAC e pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” (disponível para Android e iOS) pode ter sido diferente esse começo de transmissão.
Essas formas de envio só estarão disponíveis a partir do dia 1º de abril de 2025, é verdade que uma parte da pré-preenchida já está liberada, mas o contribuinte só vai poder acessar todas as informações no próximo mês.
Um dos motivos para o atraso na principal obrigação para pessoas físicas é a greve dos auditores fiscais, segundo Juliano Neves, subsecretário de gestão corporativa da Receita Federal, em sua declaração ele afirmou que o movimento afetou a entrega deste ano.
Leia também:
- Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras
- Reparação na justiça auxilia empresas a recuperar prejuízos causados por fake news
- Descubra o passo a passo da DEFIS e evite problemas com o Simples Nacional!
- Revisão do governo aponta salário mínimo de R$ 1.627 em 2026
- A Nova Era da Inteligência Artificial no Brasil: Avanços e Desafios
Como enviar o IR 2025 até o dia 1º de abril de 2025?
Até o dia 1º de abril 2025, a liberação do programa de preenchimento e entrega on-line e por dispositivos móveis pelo aplicativo e site “Meu Imposto de Renda” não vai estar funcionando e somente algumas informações da declaração pré-preenchida vão estar disponíveis (pelo programa).
A única forma de realizar a transmissão nestes casos é por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD) da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) de 2025, que está disponível para download no site da Receita Federal.
Portanto, se quer você enviar a sua declaração antes de outros milhões de contribuintes, basta instalar o programa do IR deste ano, a própria página para baixar a programação vai disponibilizar algumas para Instruções de instalação.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.