O texto detalha como evitar a malha fina na declaração do Imposto de Renda 2025, abordando erros comuns, soluções e a importância da precisão nas informações
A Receita Federal em 2025 está fazendo diferente de anos anteriores, as maneiras mais simples de transmitir o Imposto de Renda para uma parcela da população estão limitadas até o dia 1º de abril, portanto, quem quiser enviar primeiro vai precisar utilizar o computador.
Por diversos motivos, como a greve dos auditores fiscais e outros problemas na Receita, alguns pontos do Imposto de Renda não vão estar disponíveis no mês de março, somente o envio da maneira clássica.
Portanto, se você está perdido nesse começo de envio e quer transmitir a sua declaração antes de outros contribuintes, vamos te ajudar com isso e explicaremos o que está acontecendo.
Para milhões de contribuintes que se acostumaram com a facilidade da pré-preenchida, com envio pelo Portal e-CAC e pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” (disponível para Android e iOS) pode ter sido diferente esse começo de transmissão.
Essas formas de envio só estarão disponíveis a partir do dia 1º de abril de 2025, é verdade que uma parte da pré-preenchida já está liberada, mas o contribuinte só vai poder acessar todas as informações no próximo mês.
Um dos motivos para o atraso na principal obrigação para pessoas físicas é a greve dos auditores fiscais, segundo Juliano Neves, subsecretário de gestão corporativa da Receita Federal, em sua declaração ele afirmou que o movimento afetou a entrega deste ano.
Leia também:
Até o dia 1º de abril 2025, a liberação do programa de preenchimento e entrega on-line e por dispositivos móveis pelo aplicativo e site “Meu Imposto de Renda” não vai estar funcionando e somente algumas informações da declaração pré-preenchida vão estar disponíveis (pelo programa).
A única forma de realizar a transmissão nestes casos é por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD) da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) de 2025, que está disponível para download no site da Receita Federal.
Portanto, se quer você enviar a sua declaração antes de outros milhões de contribuintes, basta instalar o programa do IR deste ano, a própria página para baixar a programação vai disponibilizar algumas para Instruções de instalação.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…