Imposto de Renda: 5 dicas para fugir da Malha Fina em 2025

Se você está incluído no grupo de pessoas que têm medo de cair na temida Malha Fiscal, mais conhecida como “Malha Fina”, é importante começar a se informar sobre como funciona o Imposto de Renda (IR) em 2025.

No próximo mês o período de Imposto de Renda (IR) vai começar, com isso, milhões de brasileiros estarão obrigados a enviar a declaração do IR, o prazo para envio deve ir até o final do mês de maio deste ano.

Para fugir das garras do Leão e evitar a Malha Fina esse ano, vamos te apresentar algumas dicas para evitar problemas com a Receita Federal.

Confira seus dependentes

Antes de incluir alguém como dependente, você precisa ter certeza que essa pessoa do seu grupo familiar não está incluída na declaração de outra pessoa ou se vai enviar a obrigação sozinho. Se você incluir o nome de alguém já presente em outra declaração do IR, a sua vai cair na Malha Fina.

Verifique a renda dos seus dependentes

Os dependentes podem causar problemas no Imposto de Renda, é preciso se atentar aos detalhes para evitar estresse. Se algum dos seus dependentes recebe algum benefício ou trabalha de carteira assinada, ou possui alguma outra fonte de renda, não se esqueça de incluir a renda dos seus dependentes.

Não invente coisas

Pode ser frustrante assistir o seu imposto retido ficar com a Receita Federal, mas isso é comum, declarar da maneira certa pode te ajudar a aumentar a sua restituição. Não invente informações como gastos restituíveis que não existem, pois a Receita realiza um cruzamento de dados eficiente e verificará todas as possíveis inconsistências.

Confira todos os valores e informações prestadas

Pode parecer entediante, porém, mesmo com a declaração pré-preenchida, a responsabilidade de conferir as informações é do contribuinte. Portanto, confira todos os detalhes com atenção para não cair na Malha Fina.

Não esconda rendimentos

Mesmo que alguns dos seus rendimentos não estejam aparecendo na sua declaração pré-preenchida, não se esqueça que o seu o Leão faz um rigoroso cruzamento de dados. Caso a sua declaração seja aceita em um primeiro momento, ela pode cair na Malha Fina posteriormente.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago