Se você declarou seu Imposto de Renda em 2025 e se surpreendeu com o Imposto a pagar ao invés de ter direito a restituição, é preciso entender o que está acontecendo na sua declaração e o motivo.
Essa situação é comum quando uma pessoa trabalha em mais de um local e por isso acaba não pagando Imposto corretamente. Existem diversas situações que podem levar um declarante a ter que pagar imposto, isso é comum.
Existem algumas dicas que podem te ajudar a reduzir o seu imposto devido este ano, confira os próximos tópicos e saiba o que fazer nessa situação.
Quando o imposto pago pelo contribuinte no ano-base é menor que o devido, será gerada uma declaração de Imposto de Renda a pagar. Portanto, sempre que o contribuinte pagar menos IR do que o devido em um ano, no ano-exercício ele terá que pagar.
Geralmente isso acontece com trabalhadores que possuem dois empregos, geralmente eles acabam contribuindo menos do que o valor devido e no ano seguinte precisam pagar imposto.
O contribuinte recebe restituição quando o imposto pago no ano-calendário é maior que o devido, com isso, é gerada uma declaração com imposto a restituir. Existem maneiras de diminuir a base de cálculo e o valor devido.
Leia também:
Se você está com imposto a pagar em 2025, é possível reduzir o valor ou até mesmo conseguir uma restituição, para isso, será preciso incluir dependentes e despesas dedutíveis na sua declaração.
Se a sua declaração de Imposto de Renda permanece com valores a pagar, mesmo após incluir seus dependentes e despesas dedutíveis, saiba que se pode parcelar o valor em até 8 vezes.
Atenção: o contribuinte deve se atentar ao incluir dependentes, a renda deles também precisam ser incluída (se houver), portanto, nem sempre um dependente vai ajudar. Caso você tenha dúvidas, procure um contador para te ajudar com seu Imposto de Renda.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…