O texto detalha como evitar a malha fina na declaração do Imposto de Renda 2025, abordando erros comuns, soluções e a importância da precisão nas informações
Se informar sobre as prioridades do Imposto de Renda é algo que pode ajudar o contribuinte a entender quando a sua restituição será depositada e qual valor ele terá direito a receber no ano-exercício (2025).
Quem teve imposto retido no ano-calendário (2024) ou realizou o pagamento de carnê-leão, existe a possibilidade de receber a restituição do IR em 2025, neste caso é fundamental entender como funcionam os pagamentos dos lotes.
Confira os próximos tópicos e entenda mais sobre como funcionam as prioridades do Imposto de Renda em 2025.
É preciso destacar que não são todos os contribuintes que possuem direito a recebimento da restituição no imposto pago durante o ano-base, o contribuinte deve entender quando esses valores são pagos.
Segundo a seção de perguntas frequentes da Receita Federal, o contribuinte tem direito a restituição quando “imposto já pago foi maior que o devido, gerando declaração com imposto a restituir”.
Portanto, seguindo essa mesma lógica, o contribuinte paga Imposto quando o valor pago foi menor que o devido.
Antes de prosseguir com a explicação sobre prioridades, confira a data de pagamento dos lotes em 2025
Leia também:
Este ano quem utilizar o PIX para receber restituição e a pré-preenchida para elaborar a declaração terá uma prioridade maior para recebimento da restituição do que outros contribuintes que não fizerem o mesmo.
Confira as prioridades do Imposto de Renda 2025:
Quem envia primeiro têm mais chances de receber antes do que os contribuintes do mesmo grupo de prioridade. Segundo a Conselho Federal de Contabilidade (CFC) “desempate” em cada um dos grupos é realizado pela data de entrega da declaração, favorecendo, quem enviar primeiro.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…