Imposto de Renda

Imposto de Renda: declaração em Fila de Restituição pode cair na Malha Fina!

O contribuinte que já transmitiu a declaração do Imposto de Renda em 2025 precisa entender que, mesmo que ela já esteja em “Fila de Restituição”, ainda é preciso continuar acompanhando o status de processamento.

É fundamental que todos entendam que existe um banco de dados da Receita Federal, composto por informações prestadas por pessoas físicas e jurídicas. Quando um IR é enviado, as informações são comprovadas por meio de outras declarações enviadas.

Portanto, sempre que inconsistências de dados ou indícios de irregularidades forem encontrados, o Imposto de Renda pode cair na Malha Fiscal, popularmente conhecida como a Malha Fina.

Declaração em Fila de Restituição pode cair na Malha Fina!

Se você enviou a sua declaração, ela já foi processada e está em fila de restituição, não pense que você já pode parar de acompanhar o processamento do Imposto de Renda, é preciso continuar atento ao status da declaração.

“A qualquer momento, mesmo uma declaração já processada e finalizada, pode incidir em malha. Basta haver alguma alteração nos dados apresentados, por exemplo, a entrega de uma retificadora de imposto retido na fonte (DIRF) pela fonte pagadora”, afirma a Receita Federal no artigo série ” Mitos e Verdades ” sobre a Malha Fiscal (malha fina).

Leia também: Previdência privada entra na Declaração de Imposto de Renda?

Portanto, durante o período de envio do Imposto de Renda 2025, que vai até o dia 30 de maio, é importante estar acompanhando o status da sua declaração, mesmo que esteja em Fila de Restituição.

Leia também:

Entenda a Malha Fina do Imposto de Renda

Quando uma pessoa transmite a sua declaração, ela é analisada pelos sistemas da Receita Federal. Durante o processamento são verificadas as informações enviadas pelo declarante e as informações fornecidas por outras entidades, que também prestam informações à Receita.

Alguns exemplos de organizações e pessoas que também precisam enviar declarações para a Receita Federal são: empregadores, instituições financeiras, planos de saúde, médicos, dentistas, entre outras.

Se for encontrada alguma inconsistência entre as informações apresentadas pelo declarante no Imposto de Renda e as informações apresentadas pelos outros, a sua declaração é separada para uma análise mais aprofundada. Até que a pendência seja resolvida, o contribuinte não poderá receber a sua restituição.

Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias!  Veja como Clicando Aqui!

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

6 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

7 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

8 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

9 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

12 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

13 horas ago