Imposto de Renda: é preciso declarar empréstimos?

Existem muitas dúvidas sobre como realizar uma declaração do Imposto de Renda corretamente, existem muitos pontos que o contribuinte deve se informar para evitar erros e conseguir declarar sem cair na malha fina.

Enviar a sua declaração antes de outros declarantes é fundamental se você está preocupado com o recebimento da sua restituição nos primeiros lotes, que são pagos entre os meses de maio e junho.

Entretanto, só enviar antes de outros contribuintes não é suficiente, sendo extremamente necessário transmitir uma declaração sem erros. Por este motivo, tirar todas suas dúvidas é algo indispensável.

A importância de uma declaração sem erros

Transmitir a sua declaração nos primeiros dias vai te ajudar a receber a sua restituição antes de outros contribuintes, outra dica é optar por receber esses valores no PIX e/ou escolher a declaração pré-preenchida, isso vai te ajudar a ganhar um certo tipo de prioridade.

As declarações devem ser transmitidas sem erros, afinal, desta maneira você conseguirá receber a sua restituição antes de outros contribuintes e já não terá mais preocupação com o envio dessa obrigação.

Portanto, tire todas as suas dúvidas e não deixe de declarar corretamente, isso será determinante para fugir da Malha Fiscal, que é popularmente conhecida como Malha Fina, ter atenção e estar vai garantir que você transmita essa obrigação antes de outros contribuintes.

Leia também:

É preciso declarar empréstimos no Imposto de Renda?

Se você fez algum tipo de empréstimo em e está com dúvidas se você tem a obrigação de declarar o valor recebido, nós viemos te ajudar com a sua declaração de 2025 (ano-calendário 2024),confira:

Com base nas regras de 2024 (como as regras desse ano ainda não foram divulgadas), os empréstimos e financiamentos que ultrapassem R$ 5 mil devem ser informados na declaração do Imposto de Renda, sejam realizados em instituições financeiras ou não.

Se você solicitou um empréstimo e está devendo, será preciso lançar o valor na ficha de “Dívidas e Ônus Reais”. O declarante também terá que informar a situação do empréstimo em 31 de dezembro de 2023 e em 31 de dezembro de 2024.

Agora, se você realizou o empréstimo, será preciso declarar na ficha de “Bens e Direitos”, informando os dados no “Grupo 05 – Créditos” e na opção “01 – Empréstimos Concedidos”.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

10 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

13 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

13 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

14 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

15 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

16 horas ago