Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente com o surgimento da declaração pré-preenchida, porém, é preciso analisar alguns pontos e entender a necessidade de um contador.
O mínimo erro na sua declaração pode fazer com que ela caia na Malha Fiscal (popularmente conhecida como Malha Fina), o que pode ocasionar muitos problemas. Enviar o seu IR sem a ajuda de um profissional pode dar certo em alguns casos, mas pode ser prejudicial em outros.
Portanto, nesta matéria explicaremos para todos os contribuintes a importância de um contador para a elaboração do Imposto de Renda.
Os contadores são formados em Ciências Contábeis (curso superior com duração de 8 períodos), além disso, elas passam anos se especializando e dedicam suas vidas profissionais à contabilidade, estudando as contantes mudanças na legislação do Imposto de Renda e de outras obrigações.
Os contadores esperam, até que a Receita Federal divulgue todas as regras do IR anualmente, depois eles verificam se existe alguma mudança, comparando com o ano anterior. Esses trabalhadores estudam cada detalhe do IR para elaborar as declarações sem erros.
Um contador é alguém que sabe como elaborar uma declaração e que se dedica para entregar um serviço de qualidade, desta maneira os clientes não caem na Malha Fina e podem declarar da maneira correta.
Leia também:
Se você, como a maioria dos brasileiros, tem muitas coisas para incluir na sua declaração, contar com um contador se torna uma necessidade. A maioria dos brasileiros inclui ao menos um desses casos:
Além dessas, existem diversas outras situações, cometer um erro nesses casos pode travar a sua declaração. Portanto, contratar um contador é sempre uma ótima opção.
Ao contratar um contador você estará realizando um investimento, evitando multas e fugindo da temida Malha Fina. É interessante contar com os serviços de um profissional de contabilidade para receber uma restituição justa ou pagar o valor correto de imposto.
Ao contratar um profissional contábil você está se livrando de problemas e contratando uma solução. Tentar economizar e fazer a sua declaração sozinho pode te trazer mais problemas do que soluções.
Lembrando, existem erros que podem passar pela Receita Federal inicialmente, porém, com o cruzamento de dados, posteriormente, essa obrigação pode cair na Malha Fiscal, onde não será possível receber a sua restituição.
O que é a Malha Fina? “Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você e as informações apresentadas pelos outros, a sua declaração será separada para uma análise mais aprofundada”, afirma a Receita Federal.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…
A circulação de notícias falsas deixou de ser um problema apenas político ou social: tornou-se…
Se sua empresa é do Simples Nacional, você precisa entregar a DEFIS todos os anos.…
O governo federal revisou novamente a estimativa do salário mínimo de 2026, que passou de…
O Crescimento da Inteligência Artificial no Brasil Nos últimos anos, o Brasil tem observado um…
Levantamento do Sebrae, a partir dos dados do Caged, verificou que 98% das vagas de…