Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente com o surgimento da declaração pré-preenchida, porém, é preciso analisar alguns pontos e entender a necessidade de um contador.
O mínimo erro na sua declaração pode fazer com que ela caia na Malha Fiscal (popularmente conhecida como Malha Fina), o que pode ocasionar muitos problemas. Enviar o seu IR sem a ajuda de um profissional pode dar certo em alguns casos, mas pode ser prejudicial em outros.
Portanto, nesta matéria explicaremos para todos os contribuintes a importância de um contador para a elaboração do Imposto de Renda.
Os contadores são formados em Ciências Contábeis (curso superior com duração de 8 períodos), além disso, elas passam anos se especializando e dedicam suas vidas profissionais à contabilidade, estudando as contantes mudanças na legislação do Imposto de Renda e de outras obrigações.
Os contadores esperam, até que a Receita Federal divulgue todas as regras do IR anualmente, depois eles verificam se existe alguma mudança, comparando com o ano anterior. Esses trabalhadores estudam cada detalhe do IR para elaborar as declarações sem erros.
Um contador é alguém que sabe como elaborar uma declaração e que se dedica para entregar um serviço de qualidade, desta maneira os clientes não caem na Malha Fina e podem declarar da maneira correta.
Leia também:
Se você, como a maioria dos brasileiros, tem muitas coisas para incluir na sua declaração, contar com um contador se torna uma necessidade. A maioria dos brasileiros inclui ao menos um desses casos:
Além dessas, existem diversas outras situações, cometer um erro nesses casos pode travar a sua declaração. Portanto, contratar um contador é sempre uma ótima opção.
Ao contratar um contador você estará realizando um investimento, evitando multas e fugindo da temida Malha Fina. É interessante contar com os serviços de um profissional de contabilidade para receber uma restituição justa ou pagar o valor correto de imposto.
Ao contratar um profissional contábil você está se livrando de problemas e contratando uma solução. Tentar economizar e fazer a sua declaração sozinho pode te trazer mais problemas do que soluções.
Lembrando, existem erros que podem passar pela Receita Federal inicialmente, porém, com o cruzamento de dados, posteriormente, essa obrigação pode cair na Malha Fiscal, onde não será possível receber a sua restituição.
O que é a Malha Fina? “Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você e as informações apresentadas pelos outros, a sua declaração será separada para uma análise mais aprofundada”, afirma a Receita Federal.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…