Imposto de renda pode ficar mais caro para uma parcela da população. Entenda

A proposta referente a reforma tributária a qual está em tramitação no congresso pretende aumentar o número de trabalhadores isentos do Imposto de Renda (IR). No entanto, para isso o texto prevê um aumento na taxa paga pela classe média. 

Em resumo, aqueles que possuem renda igual ou superior a R $7 mil, terão que pagar uma alíquota na margem de 36% a mais, à receita federal. Isto irá acontecer, pois, a proposta visa limitar e equilibrar os descontos simplificados na declaração do IR.  

Neste sentido, integrantes da classe média para ter direito aos descontos, eles deverão comprovar suas despesas, bem como gastos com saúde e educação. Outro fator que precisará de comprovação, trata-se da existência de dependentes que por sua vez aumentam as despesas. 

Vale ressaltar, que esses descontos só serão possíveis para gastos com dependentes, saúde e educação, além de também incluir as contribuições do INSS. Assim sendo, caso o cidadão não tenha essas despesas, ou não envie a declaração apontando os devidos gastos, ele irá pagar mais caro. 

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Conforme o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), relator da proposta, somente através destes moldes que será possível proporcionar a isenção para boa parcela dos contribuintes. “Isso é uma medida de justiça fiscal com os mais pobres”, afirma Sabino.

Por fim, mediante aprovação do texto como está, ou seja, se adotada a medida a qual visa o aumento do IR para classe média, juntamente com o desconto na declaração, o governo deve arrecadar cerca de R$ 9,98 bilhões no próximo ano, chegando a 11,4 bilhões em 2023, conforme declaração da Receita Federal.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Lucas Machado

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

4 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

7 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

7 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

8 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

9 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

10 horas ago