A proposta referente a reforma tributária a qual está em tramitação no congresso pretende aumentar o número de trabalhadores isentos do Imposto de Renda (IR). No entanto, para isso o texto prevê um aumento na taxa paga pela classe média.
Em resumo, aqueles que possuem renda igual ou superior a R $7 mil, terão que pagar uma alíquota na margem de 36% a mais, à receita federal. Isto irá acontecer, pois, a proposta visa limitar e equilibrar os descontos simplificados na declaração do IR.
Neste sentido, integrantes da classe média para ter direito aos descontos, eles deverão comprovar suas despesas, bem como gastos com saúde e educação. Outro fator que precisará de comprovação, trata-se da existência de dependentes que por sua vez aumentam as despesas.
Vale ressaltar, que esses descontos só serão possíveis para gastos com dependentes, saúde e educação, além de também incluir as contribuições do INSS. Assim sendo, caso o cidadão não tenha essas despesas, ou não envie a declaração apontando os devidos gastos, ele irá pagar mais caro.
Conforme o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), relator da proposta, somente através destes moldes que será possível proporcionar a isenção para boa parcela dos contribuintes. “Isso é uma medida de justiça fiscal com os mais pobres”, afirma Sabino.
Por fim, mediante aprovação do texto como está, ou seja, se adotada a medida a qual visa o aumento do IR para classe média, juntamente com o desconto na declaração, o governo deve arrecadar cerca de R$ 9,98 bilhões no próximo ano, chegando a 11,4 bilhões em 2023, conforme declaração da Receita Federal.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…