REUTERS / Amanda Perobelli
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), apresentou aos seus companheiros de Casa a proposta que poderá deixar os professores livres da obrigação da Declaração do IR. Conforme a justificativa, a medida estaria em concordância com o Plano Nacional de Educação (PNE).
É uma alternativa para a valorização do profissional do magistério, uma das diretrizes previstas pelo documento. Os professores do ensino básico e superior poderão ser privilegiados pelo projeto.
A Lei do PNE (Plano Nacional de Educação) pode ser entendida como a legislação que promove o avanço do desenvolvimento de objetivos e desígnios propostos e previstos para a educação brasileira.
A legislação do PNE determina a cooperação das entidades e órgãos federais para a realização das estratégias previstas pelo Plano. O intuito é valorizar o ensino e a educação do país. Nas estratégias está a equiparação salarial de professores a outros profissionais que detenham o mesmo nível de formação.
Propostas como o PNE são encontradas na história do país desde o ano de 1930. Um dos intuitos é fazer com que pelo menos 95% das crianças e adolescentes até 14 anos tenham completado o ensino fundamental.
Além disso, 25% das vagas destinadas ao EJA (Ensino de Jovens e Adultos) devem estar incorporadas ao ensino profissional.
O Brasil também deveria alcançar a marca de 25 mil doutores e 60 mil mestres. Os professores da educação básica também deveriam obter a pós-graduação até que fosse atingido o percentual de 50%.
O plano de carreira dos profissionais do magistério dedicados ao ensino público deveria ser desenvolvido em um período de dois anos. Sendo assim, a proposta do senador Petecão poderá ser justificada através das diretrizes contidas na Constituição.
O Projeto de Lei 3.018/2021 alterará a legislação que vigora sobre o Imposto de Renda no Brasil. O texto propõe desobrigar professores do pagamento do IR, o critério para ser beneficiado com a medida é estar desenvolvendo a atividade de magistério.
Dessa forma, ocorrerá o incentivo de desenvolvimento da carreira, atraindo jovens para a profissão dedicada ao magistério.
A menor tributação poderá beneficiar os profissionais que possuem remunerações que ultrapassam o teto de R$1,9 mil, previsto pelas regras do Imposto de Renda.
Segundo o autor da PL, a carreira dos professores será valorizada caso a medida obtenha a aprovação dos demais senadores.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…