Alguns contribuintes possuem isenção dos seus rendimentos, a legislação garante que esses contribuintes não paguem imposto sobre parte da sua renda. É preciso entender quais pessoas são consideradas isentas e quais rendimentos não são tributados.
Milhões de brasileiros enviam as suas declarações todos os anos, entender quais são rendimentos isentos vai ajudar a elaborar a sua declaração ou dos seus clientes assim que começar o período de transmissão.
Das mais de 45 milhões de declarações enviadas até o dia 30 de agosto de 2024, 19% não pagaram impostos, 60,1% receberam e 20,8% pagaram imposto. Confira os próximos tópicos e tire as suas principais dúvidas sobre a Isenção do IR.
Para ter direito a isenção do Imposto de Renda é preciso ser aposentado e/ou receber pensão por morte ou se militar, estar na reserva ou reforma ou ter uma doença grave listada na lei 7.713/88.
Portanto, além dos aposentados (qualquer tipo) e pensionistas, são considerados isentos do IR os seguintes contribuintes com as seguintes doenças:
Leia também:
Não é toda renda que será isenta, somente os rendimentos de aposentadoria, pensão por morte, reforma ou reserva no caso de militares. As outras rendas recebidas pelo aposentado ou pensionista devem ser tributadas.
Se o direito de isenção começar em um ano, os valores retidos serão restituídos na declaração do imposto de renda a ser enviada no ano seguinte. OU seja, se você passou a ter dinheiro em 2025, só terá isenção da declaração de 2026 (ano-base 2025).
Se você teve imposto retido indevidamente alguma vez, basta realizar a retificação da sua declaração.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…