Imposto de Renda 2025: MEI precisa declarar como pessoa física? Entenda as regras
A restituição do Imposto de Renda (IR) é um dos momentos mais esperados para milhões de pessoas, porém, muitos contribuintes não entendem como realmente funciona o pagamento desses valores.
Este ano o depósito do primeiro lote de restituição começa no final do mês de maio, portanto, se informar sobre a declaração pode te ajudar a transmitir a sua declaração com mais tranquilidade, o envio começa na próxima segunda-feira (17).
Se você já teve que pagar imposto ao declarar seu IR ou não sabe de onde vem os valores que você recebe, se informe nos próximo tópicos.
A restituição do Imposto de Renda em 2025 começará a ser depositada em maio, vão receber os pagamentos serão feitos respeitando os grupos de prioritários e a ordem de envio da declaração.
Confira abaixo o calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda em 2025:
Leia também:
Conforme a renda do trabalhador ou do empreendedor, será preciso pagar o IR mensalmente. Portanto, quem pagou Imposto em 2024 e está obrigado a declarar ou declarar voluntariamente, tem chance de receber restituição.
O Imposto é pago por meio de retenção na fonte (quando descontado diretamente no salário ou de outros valores recebidos de pessoas jurídicas) ou pelo pagamento do Carnê-Leão (quando recebido de pessoas físicas ou de fontes situadas no exterior).
Portanto, quem pagou imposto em 2024 (ano-calendário) e vai enviar declaração para o fisco em 2025 (ano-exercício), precisará informar a sua renda, o imposto pago (ou retido) no ano-calendário, entre outras informações.
Após concluir a sua declaração, antes você realizar o envio, o sistema da Receita Federal vai calcular seu imposto pago, a sua renda e os seus gastos restituíveis para verificar as seguintes situações:
Enfim, o contribuinte deve pagar IR quando ele pagou menos imposto do que o devido no ano-calendário. Já o direito a restituição do imposto de renda é a devolução do valor do imposto pago a mais durante o ano-base.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…