Governo enfrenta dificuldades para fechar conta da isenção do IR
Muitas pessoas não entendem como funciona a declaração do Imposto de Renda (IR), ela é uma obrigação anual que um determinado grupo de pessoas deve enviar à Receita Federal. Entretanto, mesmo quem não está obrigado a declarar, pode enviar a declaração.
Dezenas de milhões de pessoas enviam suas declarações todos os anos, porém, milhões de brasileiros que poderiam se beneficiar do envio da declaração, acabam deixando de transmitir o IR.
Existem alguns benefícios de enviar seu Imposto de Renda mesmo sem estar obrigado e nós vamos te apresentar quais são as vantagens.
Muitas vezes os trabalhadores podem ter Imposto de Renda retido alguns meses, mas acabam não atingindo o valor necessário para estarem obrigados a declarar o imposto. Entretanto, neste caso, enviar o IR pode garantir uma restituição.
Portanto, se você teve Imposto retido (mesmo que só em um mês) em 2024 e não está obrigado a enviar a declaração em 2025, declarar pode ser interessante e te garantir uma restituição do IR.
Além disso, a declaração do IR pode servir como um comprovante de renda que você poderá utilizar para solicitar um empréstimo ou financiamento. Portanto, enviar a sua declaração pode te garantir um poderoso comprovante de renda e uma possível restituição.
Cada ano algumas regras específicas são publicadas pela Receita Federal, este ano nenhuma especificação do publicada ainda. Entretanto, segundo as regras do IR de 2024, está obrigado a declarar quem:
Esses são apenas alguns dos principais grupos de pessoas obrigados a declarar o Imposto de Renda. Como citamos anteriormente, mesmo que você não esteja obrigado, pode ser interessante enviar a declaração.
O IR deve começar a ser transmitido no mês de março deste ano até o final de maio.
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…