Chamadas
Imposto de Renda: veja o que fazer se não está no último lote de restituição
Nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, a Receita Federal vai pagar o 5° e último lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Contudo, as consultas já foram liberadas na semana passada. Seu nome não apareceu? Então, você caiu na chamada malha fina.
Quer saber como sair dessa? Acompanhe o texto!
O que significa cair na malha fina?
Basicamente, “cair na malha fina” significa que a declaração do Imposto de Renda ficará retida na Receita Federal por conta de alguns erros – sejam valores incorretos, omitir rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros.
Todavia, também pode acontecer da Receita Federal reter sua declaração por falta de documentos que comprovem as informações declaradas.
Os especialistas tributários afirmam que a situação é mais comum do que se pensa. Um dos principais problemas apresentados em declarações do IR são despesas com dependentes, que estão pendentes de comprovação, assim como despesas médicas.
O que fazer para sair dessa situação?
Neste caso, será preciso realizar uma consulta para saber o motivo. Veja a seguir como proceder:
1 – Acesse o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC),
2 – Selecione a opção “Meu Imposto de Renda”
3 – Na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha” e veja se você caiu na malha fina e o motivo pelo qual aconteceu.
Nessa linha, existem dois caminhos a seguir:
- Se a declaração tem informações incorretas ou incompletas, é possível retificar com as correções necessárias através do programa gerador da declaração.
- Se a declaração retida está correta e o contribuinte tem os documentos que comprovem as informações, é preciso aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil ou agendar um atendimento para a entrega da documentação. É possível agendar o atendimento na área Meu Imposto de Renda, no extrato da declaração.
Caso o contribuinte não tenha êxito em nenhuma das duas opções, será preciso aguardar até 2 janeiro de 2023. Nesta data é possível agendar uma visita presencial até a Receita e corrigir o erro.
Após resolver as pendências, a Receita inclui o contribuinte em um lote residual de pagamento, cujas datas ainda não foram liberadas.
Notificações aos contribuintes
A Receita Federal está emitindo 444 mil correspondências para contribuintes com declarações na malha fina neste mês. O objetivo é avisar que, em caso de erro na declaração apresentada, este é o momento para regularizar a situação.
Caso você caia na malha fina do Leão, o recomendado por especialistas é realizar o procedimento explicado acima a fim de identificar qual foi o problema ocorrido durante o preenchimento.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep