Mais de um terço da população brasileira, cerca de 61 milhões de pessoas, são inadimplentes, ou seja, estão endividadas, não conseguem pagar suas contas. É um recorde histórico, segundo revelou a Serasa Experian.
O montante da dívida alcançada em setembro deste ano chega a R$ 269,1 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF. Segundo a Serasa, a dívida é de R$ 4.411,00 por pessoa.
[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]
A maior parte dessa dívida foi contraída nos setores bancário e de cartão de crédito, cerca de 29%. As compras no comércio respondem por 13,5% do total de dívidas do consumidor. Situações que refletem o descontrole no orçamento pessoal ou familiar, como explica o professor Cláudio de Souza Miranda, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP.
Para reverter a situação e aliviar o bolso do consumidor, a Serasa mantém, até o próximo dia 30, o Feirão Limpa Nome, para que os inadimplentes possam negociar suas dívidas. A ideia é fazer o consumidor usar a primeira parcela do décimo terceiro para quitar, mesmo que parcialmente, suas contas e limpar o nome no mercado.
Do lado do consumidor, o professor Miranda sugere que aqueles que estão endividados paguem as dívidas maiores para que se livrem do mais pesado. Para quem não se endividou ele aconselha colocar no papel todas as contas e receitas para manter o controle e não se tornar um inadimplente.
Com Informações do Jornal da USP
É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…
Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…
Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…
O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…
Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…
Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico