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Inadimplência atinge 61 milhões de brasileiros

Mais de um terço da população brasileira, cerca de 61 milhões de pessoas, são inadimplentes, ou seja, estão endividadas, não conseguem pagar suas contas. É um recorde histórico, segundo revelou a Serasa Experian.

O montante da dívida alcançada em setembro deste ano chega a R$ 269,1 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF. Segundo a Serasa, a dívida é de R$ 4.411,00 por pessoa.

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A maior parte dessa dívida foi contraída nos setores bancário e de cartão de crédito, cerca de 29%. As compras no comércio respondem por 13,5% do total de dívidas do consumidor. Situações que refletem o descontrole no orçamento pessoal ou familiar, como explica o professor Cláudio de Souza Miranda, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP.

 

Para reverter a situação e aliviar o bolso do consumidor, a Serasa mantém, até o próximo dia 30, o Feirão Limpa Nome, para que os inadimplentes possam negociar suas dívidas. A ideia é fazer o consumidor usar a primeira parcela do décimo terceiro para quitar, mesmo que parcialmente, suas contas e limpar o nome no mercado.

Do lado do consumidor, o professor Miranda sugere que aqueles que estão endividados paguem as dívidas maiores para que se livrem do mais pesado. Para quem não se endividou ele aconselha colocar no papel todas as contas e receitas para manter o controle e não se tornar um inadimplente.

Com Informações do Jornal da USP

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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