O abalo na confiança do setor de serviços pode resultar em demissões este ano, afetando o motor da geração de empregos no País. O indicador de emprego previsto, medido na Sondagem de Serviços, divulgada nesta sexta-feira, 30, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 6,3% na passagem de dezembro para janeiro, atingindo 99,6 pontos, recorde de baixa da série histórica.
O indicador de janeiro ficou abaixo até mesmo dos 99,7 pontos registrados em março de 2009, quando a economia ainda se recuperava do momento mais agudo da crise internacional.
Para Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, o resultado de janeiro do indicador antecedente de emprego é condizendo com a leitura do Índice de Confiança de Serviços (ICS). Mais cedo, a FGV informou que o índice recuou 2,0% em janeiro ante dezembro, para 99,1 pontos, menor registro da série histórica, iniciada em junho de 2008.
“O setor é o maior empregador e segurou o mercado de trabalho em 2014”, disse Sales.
O indicador de emprego previsto mede a intenção de o empresário contratar ou demitir nos próximos meses. Sua deterioração está de acordo com a composição da variação do ICS, cuja queda foi fortemente puxada pelo recuo de 6,6% no Índice de Expectativas (IE-S) em janeiro. É a maior queda no IE-S desde novembro de 2008, auge da crise internacional.
O recuo no ICS só não foi maior por causa da alta de 5,5% no Índice de Situação Atual (ISA-S), mas Sales recomendou olhar com cautela essa alta. O ISA-S subiu pelo segundo mês seguido, mas registrou 82,5 pontos, nível considerado muito baixo. As altas consecutivas são apenas uma recuperação a partir do recorde de baixa, registrado em novembro passado, na época das eleições.
“A sinalização da política econômica é de controle da inflação, juros em alta e controle dos gastos. Tudo aponta para redução da demanda doméstica, com esgotamento do ciclo de incentivos ao consumo”, afirmou Sales. (Com Informações da FGV e Estadão)
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…