Economia

Inflação de 2025 cai para 5,05%; mas segue fora da meta

Pela 11ª semana consecutiva, o mercado financeiro voltou a reduzir as expectativas a inflação de 2025. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), a estimativa do IPCA caiu para 5,05%, levemente abaixo dos 5,07% projetados na semana passada e dos 5,17% estimados há um mês.

No entanto, essa nova estimativa ainda não é suficiente para colocar a inflação dentro do teto da meta definiada pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3% ao ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual. O acumulado em 12 meses está em 5,35%, permanecendo acima do teto pelo sexto mês consecutivo.

Perspectivas para os próximos anos

Para 2026, a expectativa do mercado é que a inflação encerre em 4,41%, mantendo-se estável há quatro semanas, Já para 2027, a projeção é de 4%, o que colocaria o índice mais próximo a meta estipulada.

A taxa básica de juros (Selic), é a principal ferramenta utilizada pelo BC para conter a alta de preços e atualmente está em 15% ao ano, ela deve se manter nesse patamar até o fim de 2025. Para 2026, a expectativa é que tenha uma queda para 12,50%, e para 2027, de 10,50%. O Copom tem sinalizado cautela diante do cenário internacional, especialmente em relação a política comercial dos EUA.

Perspectivas PIB e Dólar

As previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 também sofreram ajustes. A estimativa caiu para 2,21%, enquanto na semana anterior era de 2,23$. Para 2026 e 2027, as projeções são de crescimento de 1,87% e 1,93% respectivamente.

Já o câmbio permanece sem alterações significativas nas últimas semanas. A expectativa para o dólar no fim de 2025 é de R$ 5,60, mesma cotação projetada para 2026.

Com informações Agência Brasil

Leia também:

Mariana Freitas

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

11 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

13 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

13 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

15 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

15 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

16 horas ago