Categories: Chamadas

Início de ano é o melhor momento para pedir aumento salarial?

Ano novo, vida nova e salário mais alto? Será? Afinal, você sabe como pedir um aumento de salário

Uma pesquisa da rede social LinkedIn constatou que janeiro continua sendo o mês com maior concentração de promoções. E, portanto, o momento mais propício para mirar os olhos da chefia e conversar sobre o seu futuro profissional (e salarial).

Porém, essa situação pode ser bem embaraçosa se o indivíduo não estiver devidamente preparado e com isso, pedir um aumento de salário acaba saindo completamente errado.

Afinal, muito além de levar em consideração o momento financeiro da companhia, é preciso ponderar sua evolução profissional na empresa, além de pautar os argumentos em dados que concretizem seu ponto de vista e auxiliem na busca do objetivo desejado.

Pedir um aumento salarial requer planejamento, tanto por parte do profissional como por parte da empresa. Por isso, na hora de conversar com o seu superior é importante que você tenha em mente um panorama sobre o momento em que a empresa enfrenta e como a sua posição impacta nos ganhos para ambos os lados.

Embora esta seja uma situação corriqueira no mercado, é preciso levar alguns pontos em consideração antes de pedir um aumento salarial, evitando fazer esse pedido em momentos inadequados em relação à condição do negócio ou ao próprio mérito do profissional. 

leia também: Reajuste Salarial: Como Funciona Na Prática?

Analise o cenário atual da empresa

Antes de agendar uma reunião com o seu chefe, é fundamental que você separe um tempo para analisar o cenário ao qual a sua empresa está inserida e se há um balanço positivo nas contas. Geralmente, as empresas definem uma época do ano para, junto com a área financeira, estabelecer as metas do ano seguinte e o lucro que foi adquirido na temporada.

Para pedir um aumento, é necessário que você tenha certeza sobre o momento atual que a empresa enfrenta. Afinal, se ela estiver passando por dificuldades financeiras a sua conversa pode acabar gerando um resultado contrário para as suas pretensões.

Pesquisa de mercado

Além de analisar a realidade da sua empresa, é necessário que você também tenha conhecimento sobre a sua área de trabalho em geral. Afinal, as empresas se baseiam em critérios pré-estabelecidos pelo mercado para pagar seus funcionários.

Quanto ganha um profissional da sua área em outras empresas? Se você acredita que seu salário está desvalorizado ou abaixo da média, vale a pena fazer uma pesquisa para reforçar seu pedido com dados concretos.

Uma boa maneira de manter-se atualizado sobre a sua área é criar uma rede de contatos com colegas de profissão que tenham uma realidade profissional parecida com a sua.

Dessa forma, você mostra ao seu chefe que está conectado com a realidade do mercado e que há coerência no seu pedido por aumento.

Comprometimento com a empresa

Um profissional comprometido com a sua empresa faz toda a diferença, seja para ganhar confiança com os demais funcionários, seja para conquistar um posto maior. As consequências de um trabalho bem realizado são inúmeras, a começar por um possível desfecho positivo na hora de pedir um aumento para o chefe.

Vale lembrar que os ambientes corporativos são bastante competitivos e geram comentários entre empregadores. Quando alguém realiza um mau trabalho, isso pode acabar se espalhando pela “comunidade” de recrutadores da área. 

leia também: Igualdade Salarial: A Multa É Alta Para As Empresas Que Não Cumprirem…

Quando é a hora de pedir um aumento?

A melhor hora para pedir um aumento salarial na empresa, é quando você mostrou resultados e sabe que o seu trabalho está valendo mais por conta disso. Ou seja, quando você demonstra que o seu serviço trouxe bons resultados para a empresa.

Todavia, isso deve ocorrer com cautela e sem afobação, pois pode custar muito pedir um aumento salarial na hora errada. Portanto, não é porque estamos entrando em um novo ano que você vai atropelar tudo. Pense bem antes e veja as condições atuais da empresa e do setor.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

3 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

3 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

3 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

4 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

6 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

7 horas ago