O Exame de Suficiência é uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores.
Assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possibilita a atuação profissional do bacharel em Direito na advocacia, o Exame de Suficiência contábil aprova os candidatos para que eles possam atuar como contador.
Apenas após aprovado no Exame, os bacharéis em Ciências Contábeis passam a ser efetivamente contadores. Podem fazer a avaliação, alunos da faculdade de Ciências Contábeis, regularmente matriculados no último ano ou ainda estudantes que já finalizaram o curso de graduação.
Leia também: Dicas de como ter uma gestão contábil eficiente e evitar ações judiciais
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já está com inscrições abertas desde segunda-feira. A prova será objetiva, de múltipla escolha, feita na modalidade presencial e ocorre no dia 23 de abril de 2023.
Dessa forma, os candidatos interessados já podem realizar a inscrição pelo site da Consulplan até às 16h do dia 16 de março, considerando o horário oficial de Brasília (DF). A taxa de inscrição custará R$ 70 e deve recolher, em guia própria, em favor do CFC.
Assim, os candidatos que solicitarem a isenção devem apresentar o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; a declaração de que atende à condição estabelecida no subitem 3.2, alíneas “a“ e “b“ do edital.
Por fim, o edital completo você pode ter acesso clicando aqui.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Para o executivo, a mudança vai muito além dos tributos e inaugura uma nova era…
A tecnologia de vigilância passou por grandes transformações no Brasil nos últimos anos. Somente para…
Ampliação da faixa de isenção, que beneficia cerca de 15 milhões de brasileiros, entra em…
Novas regras exigem mais cautela dos empreendedores individuais para evitar desenquadramento e multas retroativas.
Com estes relatórios é possível analisar se a empresa está em crescimento ou não e…
A desoneração permite substituir o pagamento dos 20% de contribuição previdenciária patronal básica da folha…