Chamadas
INSS: 3 motivos que podem levar sua aposentadoria a ser negada
Na matéria de hoje vamos abordar sobre 3 ( três) motivos para o INSS negar um pedido de aposentadoria.
Se você passa por esta situação ou conheça alguém que esteja enfrentando este problema, continue conosco e se informe do que é necessário fazer para reverter esta situação
Veja os tópicos:
Documentação incompleta
Para o segurado entrar com um pedido de aposentadoria é preciso cumprir muitos requisitos, como, apresentação de muitos documentos e dependendo da modalidade mais documentos precisam ser apresentados.
Podemos citar como exemplo a aposentadoria rural: que é necessário comprovar a atividade rural o que torna necessário apresentar mais documentos quando comparamos a uma aposentadoria comum.
A maioria das aposentadorias são negadas apenas pela falta de documentos, se você segurado esteja com dúvidas sobre a documentação, busque a orientação de um advogado e faça um bom planejamento Previdenciário.
Tempo de contribuição insuficiente
Neste caso o segurado entra com o pedido antes da hora, identificar a data correta de entrar com a solicitação pode ser uma tarefa difícil para muitos segurados, em especial autônomos e pessoas que trabalham para o regime público e privado durante sua carreira.
E para que todo este período seja apurado é necessário fazer cálculo previdenciário.
É primordial um planejamento Previdenciário para esta etapa, pois, no planejamento além de indicar a documentação correta e fazer o cálculo, o advogado analisa todas as atividades exercidas pelo segurado que poderá ser contabilizadas como tempo de serviço, ajudando a alcançar de forma mais rápida a aposentadoria.
Erro na análise do benefício
Existem muitas situações nas quais o INSS não reconhece o direito do segurado e nega sua aposentadoria.
E na maioria das vezes o segurado desiste dos seus direitos e continua trabalhando sem necessidade e é por isso a importância de procurar a ajuda de um advogado quando seu benefício for negado, para o profissional analisar o procedimento e a decisão do INSS e para que seja avaliado se aquela decisão realmente está correta ou se há algo que você possa fazer para corrigir a situação e pedir uma reanálise.
Se seu benefício foi indevidamente negado será necessário buscar outros meios legais para garantir o seu direito.
Conclusão
É primordial o segurado planejar sua aposentadoria o quanto antes e ter todos os requisitos em mãos, o ideal seria a ajuda de um profissional, porém caso não for possível o segurado pode se informar através de sites de jornal como o nosso, além do mais no próprio site do INSS é possível que você faça uma simulação da sua aposentadoria, que tem por objetivo informar quanto tempo falta, quando irá receber, com todas essas informações ficará fácil de você requerer seu benefício e ter grande chance de ser aprovado.
Para que esse número de pedidos negados diminua é preciso que o segurado cumpra com todos os requisitos que o INSS estipula.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep