INSS 7 motivos que podem fazer seu benefício ser cortado / Imagem canva pro / editado por Jornal Contábil
Milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS recebem pagamentos todos os meses, por essa ser a única renda de muitos segurados, o medo de que ela seja cortada é gigantesco.
Um mês sem receber pagamentos do INSS pode significar um período sem pagar as contas e até mesmo sem se alimentar, portanto, quem conta com esses valores precisa se atentar aos detalhes.
Existem alguns pontos que podem prejudicar a vida de um beneficiário, fazendo com que ele fique sem receber os seus pagamentos mensais, podendo ser prejudicado por conta disso.
Saiba que ficar muito tempo sem sacar ou movimentar o seu benefício pode te trazer problemas, quem ficar mais de 60 dias sem movimentar a conta pode ter os valores suspensos. Portanto, é preciso lembrar que a conta que você recebe seu pagamento não deve ficar parada nem servir para guardar seus valores.
Entretanto, o INSS alerta que essa suspensão só acontece para quem usa cartão magnético, quem recebe em conta-corrente não precisa se preocupar.
Para os segurados que recebem benefícios de longa duração a prova de vida se torna obrigatória, podendo ser realizada até mesmo online. Em 2025 a falta de prova não suspende seu benefício, mas em outras situações isso pode acontecer.
Atualmente o INSS utiliza um sistema de cruzamento de dados, possibilitando que os beneficiários comprovem que estão vivos realizando operações como acessar o “Meu INSS” com o selo ouro ou realizando um empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico, por exemplo.
Quem recebe benefícios temporários e aposentadoria por invalidez precisa passar pela perícia do INSS periodicamente. Faltar à perícia obrigatória pode ocasionar diversos problemas como a suspensão dos pagamentos.
Portanto, se você não quer perder a sua aposentadoria ou auxílio, respeite os prazos das perícias.
Leia também:
O aposentado especial que decidiu continuar ou voltar ao trabalho em atividade considerada nociva à saúde, ou integridade física, vai ter o pagamento suspenso durante o período de trabalho. Entretanto, o benefício pode ser liberado quando o trabalhador deixar a atividade prejudicial.
Lembrando, o aposentado especial pode exercer atividades comuns de trabalho, mesmo recebendo a aposentadoria especial, desde que elas não ofereçam risco à saúde do trabalhador.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…