Chamadas
INSS: Até quando é possível converter tempo especial após a Reforma
A aposentadoria especial é um benefício concedido ao trabalhador que exerce profissão exposto a agentes nocivos à saúde, como calor ou ruídos, ininterruptamente, excedendo os limites previstos em lei.
Os requisitos da aposentadoria especial são:
- Tempo de contribuição de 15, 20 ou 25 anos, a depender do grau de nocividade dos agentes prejudiciais; e, após a Reforma,
- Idade mínima de 55, 58 ou 60 anos, a depender do grau de nocividade dos agentes prejudiciais.
Por haver grandes riscos aos trabalhadores em determinadas atividades, a aposentadoria é obtida muito mais cedo quando comparada a comum.
Acontece que muitos cidadãos não exercem as atividades especiais por toda a vida, mas apenas parte dela. Para estas situações, era possível converter o tempo de atividade especial em comum, beneficiando o trabalhador, pois o valor de cada uma se distingue.
A Reforma da Previdência extinguiu essa possibilidade, prejudicando inúmeros brasileiros. Contudo, existem casos em que a conversão ainda poderá ser deferida.
Até quando posso converter o tempo especial após a Reforma, então?
Apesar da nova lei ter extinguido o direito de conversão da atividade especial em comum, a regra somente será válida ao cidadão pelo tempo trabalhado exposto a agentes nocivos antes da publicação da Reforma da Previdência.
Portanto, o período trabalhado em atividade especial poderá ser convertido até a data da publicação da nova lei (12/11/2019).
O cálculo da conversão para tempo comum corresponde à multiplicação do tempo de atividade especial por 1,2, se mulher, e por 1,4, se homem.
Após a entrada em vigor da Reforma da Previdência, todo período de atividade especial exercido pelo trabalhador, infelizmente, não poderá mais ser convertido para tempo comum.
Conteúdo original Thomas Advocacia
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional3 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep